Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 07 de Agosto de 2012 às 20:31

    Imprimir


Um levantamento realizado pela Secretaria estadual de Saúde revela que de janeiro ao início do mês de agosto deste ano, 100 casos de meningite foram confirmados no estado de Mato Grosso, sendo 18 do tipo meningocócicas, considerado o tipo mais grave da doença. Até o momento nove mortes foram confirmadas, sendo 6 por meningite do tipo meningocócica. Os municípios que registraram mortes por conta da doença foram Cuiabá, com 4 casos confirmados, sendo 2 pelo tipo mais grave; Várzea Grande, com 1 caso; e os municípios de Santa Carmem, Sorriso, Sinop e Barra do Garças, com uma morte cada.

De acordo com a Secretaria de Saúde, durante todo o ano de 2011 foram notificados 206 casos de todos os tipos de meningite. A gerente de Vigilância Epidemiológica da SES/MT, Valéria Cristina da Silva, informou que embora as meningites se manifestem durante o ano inteiro, sua ocorrência aumenta em períodos de inverno, quando as pessoas costumam ficar dentro de ambientes fechados que facilitam a transmissão da doença. "É importante manter o ambiente arejado sempre, com boa ventilação e entrada da luz solar. Nestas condições é mais difícil a transmissão da doença”, recomendou.

Entre as vítimas da doença está a menina Letícia, de quatro anos, que morreu em maio deste ano, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A mãe dela, Juliana Almeida Silva, afirmou que assim que a filha reclamou das dores que sentia a levou imediatamente ao Pronto-Socorro da cidade.

Os principais sintomas da meningite em crianças acima de um ano e nos adultos são dores de cabeça, vômito em jato, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, prostração, convulsões e manifestações hemorrágicas subcutâneas (sangramento debaixo da pele).

No município de Sinop, localizado a 503 km de Cuiabá, um bebê de 4 meses de vida está internado em observação em um hospital da cidade desde o último sábado (4). Segundo os médicos responsáveis, o bebê foi diagnosticado com meningo-encefalite viral, que não é contagiosa.

A meningite é uma infecção dos tecidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal, também chamadas de meninges. Dentre os tipos da doença, as que mais preocupam a saúde pública é a meningocócica e haemophilus, que podem ser transmitidas em contato de pessoa a pessoa por meio de saliva, respiração, tosse, beijos e até pelo simples ato de falar.

Prevenção
A Secretaria de Saúde informa que a principal medida de prevenção recomendada aos pais é a manutenção do calendário de vacinação das crianças atualizado. Para crianças acima de 1 ano, adolescentes, jovens e os adultos os métodos de prevenção incluem evitar aglomerações, manter as casas e outros locais frequentados (escolas, creches, salas de reuniões, dentre outros) sempre bem ventilados e manter medidas de higiene pessoal (lavando constantemente as mãos, especialmente ao usar o banheiro e antes de se alimentar) e higiene do lar.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/44246/visualizar/