Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 05 de Junho de 2021 às 06:51
Por: Da Uol

    Imprimir


Frascos da vacina Sputnik, cuja importação foi aprovada pela Anvisa
Frascos da vacina Sputnik, cuja importação foi aprovada pela Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovou ontem, sexta-feira (04), durante a 9ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada, a importação e o uso das vacinas Convaxin e Sputnik V no Brasil.

O Governo de Mato Grosso acertou a compra de 1,2 milhão de doses do imunizante, mas dependia da aprovação da importação.

Apesar disso, a aprovação vale apenas para parte das vacinas, incluindo lotes encomendados pelos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

Composto por cinco diretores, a maioria do colegiado da Anvisa aprovou o imunizante russo, mas os três pareceres técnicos, que devem ser apresentados hoje, deverão fazer ressalvas.

Há cerca de duas semanas, mais documentos sobre a Sputnik V foram entregues pela União Química, representante no Brasil, e pelo Fundo Soberano Russo, responsável por disponibilizar o imunizante.

Ao defender a rejeição do pedido de importação há mais de um mês, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, chegou a afirmar que a agência "nunca teve apego às questões burocráticas”.

Um primeiro pedido de importação e uso da Sputnik V foi negado pelos diretores em 26 de abril. Pouco depois, os governadores do Consórcio Nordeste encaminharam à Anvisa um pedido de reavaliação sobre a vacina russa, anexando o relatório da Federação Russa ao Ministério da Saúde para sanar dúvidas sobre o imunizante.

O relatório técnico de 53 páginas, que contém as informações sobre o imunizante russo, também chegou a ser entregue à Anvisa no dia 21 de maio pelo Fundo Russo, após pedido dos governadores diante da primeira reprovação da vacina.

Ao total, 17 governadores já adquiriram mais de 66 milhões de doses da Sputnik V, sendo que, caso aprovado o uso emergencial, 37 milhões de doses devem ser entregues ao país ainda neste semestre.

Ao UOL, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), ressaltou que o imunizante russo é utilizado "em mais de 60 países" e que está "cheio de esperança". Os processos de importação da Sputnik avaliados hoje são dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/443646/visualizar/