Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 02 de Julho de 2021 às 14:37
Por: Wesley Santiago

    Imprimir


Ilustração

Levantamento feito pela Folha de S. Paulo aponta que mais de 150 pessoas receberam doses vencidas de vacinas da Covid-19 em Mato Grosso. Em todo o país, o número é de pelo menos 26 mil. Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Rondonópolis e outros municípios estão entre os que receberam os imunizantes com o prazo expirado.

A cidade com o maior número de doses vencidas aplicadas em Mato Grosso é Poconé, com 40. Elas foram ministradas no PSF Cohab Nova. Em Cuiabá, foram 19. (confira a lista completa no fim da matéria).

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.
Além disso, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.

Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado. O plano define, também, que cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.

Confira na sua carteira de vacinação se você recebeu dose da AstraZeneca de um desses oito lotes abaixo e veja também se foi depois da data de validade:

As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas.

Veja os pontos e cidades com vacinas vencidas aplicadas:






Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/444416/visualizar/