Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 06 de Julho de 2021 às 08:44
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


MT não atinge meta de vacinação contra a gripe
MT não atinge meta de vacinação contra a gripe

Seguindo tendência nacional, Mato Grosso não atingiu a meta de vacinação contra a gripe. Para o Estado, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou 1.470.000,00 doses de imunizantes contra a doença. Do total, apenas 499.724 foram aplicadas, o que corresponde a 39,8% do público alvo. A adesão estadual é menor que o percentual atingido no país que é de 42%.

Em Cuiabá, dados do LocalizaSUS apontam que 61.163 doses foram injetadas, o que representa 25,7% dos grupos prioritários, entre eles, pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.

Diante de números como estes, o Ministério da Saúde (MS) decidiu ampliar a campanha para toda a população acima dos seis meses de idade. O anúncio foi feito no último fim de semana e, a partir de agora, as secretarias de saúde podem decidir qual a melhor forma de ampliar a imunização em cada município.

A mobilização nacional teve início em abril passado e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. A ação, que acontece pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde 1999 e com a inserção de novos grupos progressivamente desde 2011, visa proteger contra o vírus Influenza. O imunizante é trivalente, ou seja, protege contra três cepas: Influenza A H1N1; A H3N2, e Influenza B.

Neste ano, com a pandemia de Covid-19, sua importância é reforçada porque alguns de seus sintomas, como tosse, febre e dor no corpo, podem ser confundidos com os do novo coronavírus. "Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Para quem faz parte do público-alvo e ainda não foi se vacinar, o órgão federal reforça a importância de se proteger contra a doença. A escolha dos grupos prioritários considera as pessoas que podem desenvolver formas mais graves da doença e a preocupação é ainda maior no inverno.

Como a campanha é de responsabilidade das administrações municipais, algumas prefeituras já confirmaram a ampliação da vacinação. Este é o caso de Várzea Grande, que anunciou por meio de suas redes sociais, que desde ontem (05), disponibilizaria o imunizante para todas as pessoas com seis meses ou mais de idade. Na Capital, oficialmente a ampliação começa hoje (6). Mas, de acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se alguém procurasse o posto nesta última segunda-feira já seria vacinado.

COVID-19 - Como duas campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a imunização contra o coronavírus seja priorizada nos grupos prioritários.

Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Vale reforçar que para se proteger contra a gripe, a pessoa deve procurar um serviço de saúde levando a caderneta de vacinação e um documento com foto. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar os antígenos ofertados pelo Ministério da Saúde.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/444503/visualizar/