Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 14 de Julho de 2021 às 10:10
Por: Andhressa Barboza/RD News

    Imprimir


Agência Brasil

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, as aulas presenciais na rede estadual vão retornar em Mato Grosso no dia 3 de agosto. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai manter o calendário de retorno das atividades de forma híbrida, parte em sala de aula e parte pela internet. O assunto tem gerado enfrentamentos entre governo e Assembleia desde que o governador Mauro Mendes (DEM) viu ser derrubado o veto que condiciona o retorno às aulas à vacinação dos profissionais da educação.

Com a demora no envio de vacinas contra covid-19 pelo Governo Federal, o estado chegou a sinalizar que poderia adiar novamente. Porém, na semana passada, o Conselho Nacional de Educação aprovou o retorno das atividades o que dá o aval que faltava para o governo manter a previsão de volta às aulas. Quanto ao veto, o governador avisou que estuda judicializar o caso.

Rodinei Crescêncio

Secret�rio de Estado de Educa��o, Alan Porto

Secrtário mantém calendário de retorno a aulas presenciais em MT

“Em agosto, depois do recesso escolar, a nossa previsão é retornar atividades presenciais com 50% de funcionamento dentro da sala de aula, visando recuperar a aprendizagem dos estudantes”, disse o secretário em entrevista à rádio Capital, nesta terça (13).

Contudo, algumas escolas não possuem condições de receber os alunos devido à precariedade na estrutura. Segundo o último Censo Escolar, somente na rede estadual existem 38 escolas sem rede de esgoto, 17 sem banheiro, 66 sem água potável além de quase metade sem internet banda larga, o que inviabiliza a transmissão das aulas pela internet.

Sem contar a dificuldade dos alunos, em sua maioria de famílias de baixa renda, que não têm acesso à internet em casa e não estão conseguindo seguir com os estudos desde o início da pandemia.

Outro dado que já era preocupante é o da evasão. Em MT, mais de 1,5 milhão de jovens e adultos acima de 14 anos não concluiu o ensino básico e não está matriculado.

Questionada sobre a situação atual das unidades de ensino sem condições sanitárias de receber alunos, a assessoria de comunicação da Seduc informou que já vem tomando providências para solucionar cada caso. Explica ainda que parte das escolas onde não há banheiro são unidades de ensino que funcionam dentro de aldeias indígenas e que, por costume das etnias, os alunos não usam os banheiros nas escolas. A Seduc garante que as demais adequações necessárias estarão concluídas até o retorno das aulas presenciais neste novo formato.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/444719/visualizar/