Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 23 de Setembro de 2021 às 10:26

    Imprimir


O Governo de Mato Grosso informou que não assinou contrato junto ao Instituto Butantan para a compra de mais doses da vacina Coronavac. O Executivo Estadual assinou um protocolo de intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 junto ao Instituto Butantan no início de 2021.

A gestão estadual avalia se haverá a necessidade de aquisição futura do imunizante, tendo em vista a disponibilização de vacinas em larga escala pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. O protocolo assinado prevê a aquisição de 500 mil doses do imunizante.

Além de Mato Grosso, receberiam os imunizantes Ceará, Espírito Santo, Pará e Piauí.

O Instituto alegou que já cumpriu o contrato com o Governo Federal, que previa a entrega de 100 milhões de doses do imunizante. Após o término do contrato com o governo federal, o Butantan ficou apto a fazer entrega de vacinas para estados e municípios que queiram adquirir o imunizante para completar o seu programa de imunização.

No início do mês passado, o Instituto disse que negociava com outros estados, além de países da América Latina e que tinha 13 milhões de doses em produção.

Porém, o Ministério da Saúde afirmou na noite desta quarta-feira (22) que notificou o Instituto Butantan alegando que o laboratório anunciou a venda de doses CoronaVac a estados antes de concluir o contrato de 100 milhões de doses que tem com o Governo Federal — há uma cláusula de exclusividade entre o Butantan e o ministério até a conclusão do contrato.

De acordo com o Ministério da Saúde, se confirmada a quebra de contrato por exclusividade, o instituto pode ser multado em R$ 30 milhões.

O instituto confirmou que, foi de fato notificado, e quatro das 12 milhões de doses embargadas pela Anvisa, nesta quarta-feira (22), já foram substituídas.

O Butantan também trabalha trocar e enviar as oito milhões de doses restantes ao Governo Federal. Instituto diz que tem até 30 de setembro para concluir a entrega.

Ontem, o Butantan anunciou que iria iniciar a entrega de 2,5 milhões de doses a cinco estados brasileiros.

Ontem, o Butantan anunciou que iria iniciar a entrega de 2,5 milhões de doses a cinco estados brasileiros.





Fonte: Folha Max

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/446786/visualizar/