Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 26 de Novembro de 2021 às 15:28
Por: Natália Leão | Seduc MT

    Imprimir


A | A

O Governo do Estado, em caráter excepcional, autorizou a antecipação da primeira parcela do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) de 2022, que dispõe sobre a aplicação de recursos às unidades escolares. Com essa ação, a secretaria de Estado de educação (Seduc-MT) destinará R$ 23.290.016,04 às escolas da rede estadual de ensino já no mês de dezembro de 2021. O valor é determinado conforme o tamanho da unidade escolar – pequeno, médio ou grande porte.

O PDE é o principal investimento aplicado nas unidades escolares, pois permite aos diretores escolares o planejamento estratégico necessário para o desenvolvimento do plano pedagógico com os estudantes e profissionais da educação, cujo objetivo é a qualidade do ensino com foco na aprendizagem.

“O Governo do Estado não tem poupado esforços para transformar a educação de Mato Grosso em uma das melhores do país e ao autorizar essa ação, os gestores escolares vão preparar antecipadamente toda parte pedagógica, logo no início do calendário escolar ”, destacou o secretário Alan Porto.

Com a Instrução Normativa Nº 017/2021, publicada no Diário Oficial de quinta-feira (25.11), as despesas com materiais de uso contínuo e itens de conservação, transporte, alimentação e hospedagem da equipe escolar; pagamento de tributos e contas, entre outras ações dispostas na Normativa Nº 007/2021, poderão ser aplicados logo no início do ano letivo.

Para a diretora, Valéria Constantino Guimarães, da Escola Estadual Jonas Lopes, de Tangará da Serra, a liberação do recurso foi uma feliz surpresa que exemplifica um novo cenário na educação. Com 8 anos de experiência na gestão de escolas, a educadora afirma que já teve que se desdobrar para iniciar o ano letivo sem prejudicar a qualidade de trabalho dos professores e as aulas dos alunos.

“A principal vantagem é a possibilidade de realizar um bom cronograma de atividades. Em anos anteriores vivemos momentos de fazer aquele “famoso jeitinho” para conseguir equipar a escola. Estou contente de já em janeiro conseguir preparar o pátio da escola e realizar uma boa recepção dos professores na Semana Pedagógica”, finaliza a diretora.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/448675/visualizar/