Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 28 de Julho de 2012 às 21:49

    Imprimir


Getty Images
Mães que prolongam o trabalho até o oitavo mês de gravidez podem comprometer o desenvolvimento do filho no útero
Mães que prolongam o trabalho até o oitavo mês de gravidez podem comprometer o desenvolvimento do filho no útero

Parar de trabalhar quando a gravidez atinge um nível avançado não é uma opção para muitas mulheres, mas um novo estudo alerta que prolongar as atividades depois do oitavo mês de gestação pode trazer riscos ao bebê, sendo tão prejudicial quanto o hábito de fumar nesta condição. As informações são do jornal inglês The Guardian.

A pesquisa mostra que mulheres que trabalham depois deste período podem ter filhos com cerca de menos 230 g do que as que pararam antes. O levantamento foi feito na University Essex e se baseou em dados de outros três grandes estudos, dois ingleses e um americano. Ele mostra que os bebês cujas mães continuaram trabalhando ou fumando durante os estágios avançados da gestação tiveram um crescimento mais lento no útero.

Alguns estudos anteriores mostraram que bebês que nascem com peso baixo têm mais risco de ter uma saúde fraca e um desenvolvimento prejudicado, além de poderem sofrer vários problemas na vida adulta. Parar de trabalhar cedo durante a gravidez é particularmente benéfico para mulheres que têm menores níveis de educação, segundo aponta a pesquisa. Isso sugere que os resultados são ainda mais relevantes àquelas que desempenham trabalhos físicos. O peso de bebês de mães com idade inferior a 24 anos não foi afetado pelo fato de continuarem trabalhando, mas em mães mais velhas o efeito se mostrou mais significativo.

Os profissionais envolvidos na pesquisa identificaram 1.339 crianças cujas mães faziam parte do British Household Panel Survey, entre 1991 e 2005. Um dos autores do estudo, Marco Franscesconi, disse que o governo deveria considerar incentivos para os empregadores para oferecerem uma maternidade mais flexível, oferecendo uma pausa também antes do nascimento do bebê. "Nós sabemos que o baixo peso no nascimento é um indicador de muitas coisas que podem acontecer depois, incluindo menores chances de concluir o ensino com sucesso, menores salários e maior mortalidade", afirmou. O estudo foi publicado no Journal of Labour Economics, da University of Chicago.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/45042/visualizar/