Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 16 de Março de 2022 às 11:38
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) promove, no dia 23 de março, às 19h30 a live ‘Março Lilás: Importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino’.

As palestrantes serão as farmacêuticas, Dra. Andreza Lúcia Menezes, Dra. Danielle R. de Souza Gaiotte e a enfermeira, Dra. Gabriela Ane Lourêdo.

O evento é online e gratuito e os interessados devem fazer a inscrição neste link: https://bit.ly/3CRZIDp. Será emitido certificado aos participantes que fizerem a inscrição no sympla.

De acordo com a vice-presidente do CRF-MT, Cristina Reis, essa live objetiva orientar e sensibilizar a população sobre as formas de prevenção ao câncer de colo de útero. “O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”.

Cristina destaca que a orientação e o trabalho preventivo ajudam as mulheres a descobrirem a doença em estágio inicial, para que elas possam fazer o tratamento. “Quando investimos na educação em saúde acreditamos que, ao ser bem orientada, a população como um todo colabora para a prevenção e contribui para que o diagnóstico seja feito precocemente evitando a morte de tantas mulheres”, frisou.

Segundo o Ministério da Saúde, a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, que está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), tendo como função evitar a entrada do vírus HPV no organismo, já que este vírus é responsável pela quase totalidade dos casos da doença.

É importante também lembrar disso fatores de risco para esta doença, associada a multiplicidade de parceiros sexuais, não utilização de preservativo nas relações sexuais e presença de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Além disso, as mulheres devem fazer o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), periodicamente após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-malignas que serão confirmadas através de biópsia e, se tratadas, são curadas em quase a totalidade dos casos. A colposcopia é um procedimento aliado ao Papanicolau, em que, através de um aparelho conhecido como “colposcópio”, o médico observa de forma detalhada essa região do corpo da mulher, identificando também alterações que serão investigadas.

Dados

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.

O câncer do colo do útero é raro em mulheres até 30 anos e o pico de sua incidência se dá na faixa etária de 45 a 50 anos. Muitas mulheres mais velhas não se atentam que o risco de desenvolver câncer de colo do útero ainda está presente à medida que envelhecem. Mais de 20% dos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados em mulheres com mais de 65 anos. No entanto, esses cânceres raramente ocorrem em mulheres que realizam exames regulares de rastreamento para câncer de colo do útero antes dos 65 anos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/450923/visualizar/