Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 25 de Abril de 2022 às 16:25
Por: Por Bárbara Fava, TV Centro América

    Imprimir


Agência Brasil

Com a tecnologia e o uso de smartphones pelas crianças, os professores tentam novas abordagens para incentivar a leitura aos alunos em Mato Grosso. A cada 15 dias, uma escola em Cuiabá apresenta um novo livro para os estudantes lerem juntos.

Os livros são apresentados para estudantes do ensino fundamental. As páginas são projetadas na parede para que todos leiam juntos, de acordo com a professora e coordenadora da escola Cleide Nunes Portela.

"O objetivo é trazer sempre um novo livro, apresentar o autor, ilustrador, contar a história e eles irem dialogando no momento. Dentro dos livros a gente conhece um mundo. Fica com o senso crítico mais apurado, as crianças têm embasamento para poder discutir certos assuntos", disse.

Com as provas de vestibular, os estudantes do ensino médio leem os clássicos da literatura. Para estimular os adolescentes a professora de português e literatura Ana Helena Paroli disse que precisa de vários recursos, como a contextualização da época em que o livro foi publicado.

"É importante a gente contextualizar a obra, em qual época era escrita. Se todo esse tipo de abordagem fazia sentido na época e para nós não faz. Falar do enredo, tempo e então você prepara o aluno para a leitura", contou.

Professores criam novas abordagens para incentivar a leitura — Foto: Divulgação

Professores criam novas abordagens para incentivar a leitura — Foto: Divulgação

Competir com o celular não é fácil. A professora explicou que a leitura tecnológica é grande, mas os alunos não aprofundam o assunto.

"Com a internet, os alunos têm uma leitura muito grande, mas não aprofundam. Quando você entra em uma proposta de leitura é mostrar para ele a diferença da leitura tecnológica, que é aquela de segundos, para uma leitura que é preciso ter disciplina e engajamento", disse.

No dia 23 de março foi comemorado o Dia Mundial do Livro e em qualquer fase da vida, ele ainda é parceiro para muitas horas e pode ser um grande amigo.

A recepcionista de academia Maria Lúcia da Costa de Lima, contou que entre um atendimento e outro, ela embarca em uma história diferente. Ela perdeu as contas de quantos livros já leu, só sabe que foram mais de mil. Para ela, a leitura traz muitos benefícios.

"Vários cliente me emprestam livros e eu empresto para eles. A gente faz trocas e conversa sobre certos livros e histórias. Ler é cultura, ler é tudo na vida. O livro me leva para um lugar de fantasia que fico longe da realidade e de algumas coisas", disse.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/451785/visualizar/