Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 17 de Maio de 2022 às 10:53
Por: Jolismar Bruno/Gazeta Digital

    Imprimir


Alváro Henrique

Viver conectado é quase uma necessidade nos dias atuais. Quase não há mais separação do mundo virtual para o real. Estamos conectados 24 horas por dia. A internet tornou-se uma ferramenta essencial para a maior parte da população. É um espaço democrático, onde podemos expressar opiniões. Mas, também se tornou um local de ataques e disseminação de ódio. Quem faz comentários maldosos na internet são chamados de 'haters'.

O ‘hate’ é um termo em inglês que na linguagem tecnológica significa “pessoa que posta mensagem de ódio na internet”. Podendo ser para uma pessoa específica ou um grupo. O ódio sempre foi um sentimento existente. Porém, ele foi potencializado com a chegada e popularização da internet, principalmente, no Brasil.

Os ataques virtuais têm se tornado cada vez mais frequentes. Qualquer pessoa está passiva a esse tipo de ato. Entre os principais alvos dos haters, estão às pessoas públicas.

Luiz Leite

Hater

Comentários de ódio na internet têm se tornado cada vez mais frequente.

Carlos Guto, 21 anos, é cantor de rap em Cuiabá. Para o jovem, estar no meio artístico é estar suscetível a tudo. Ele destaca que na medida em que o artista vai crescendo, os comentários de ódio também aumentam.

O jovem afirma que tem ciência que seu trabalho não agradará todos os públicos. “Eu tenho consciência de que minha arte não vai ser e nunca será bem aceita por todo mundo. Isso me faz também não sofrer tanto”.

Ahgave, 30 anos, também cantor em Cuiabá, relata que já recebeu muitas críticas, principalmente, relacionadas ao seu trabalho. “Sempre teve um palavrão, um xingamento ou um ataque direto na internet”.

O artista afirmou que não se importa com os comentários de ódio. “Para mim tanto faz”.

A reportagem também procurou uma psicóloga para explicar o por que às pessoas estão com um comportamento cada vez mais agressivo na internet. Para a especialista Christiane Bianchi, a conduta "pode ser pelo fato delas se sentirem impotente e com uma necessidade de se imporem sobre as outras pessoas”.

Conforme a psicóloga, as pessoas entendem que devemos ter um bom comportamento apenas no offline, ou seja, fora da internet, na vida real. “Já estamos acostumados com a ideia de que nosso comportamento deve obedecer às regras sociais no presencial. Mas, ainda tem muitas pessoas que não perceberam que as regras também valem para as redes sociais”, afirmou a psicóloga para a reportagem.

Para Cristiane Bianchi, as redes sociais acabam encorajando as pessoas em posições extremas, a se sentirem mais confiantes para expressarem o que pensam, o que pode afetar gravemente o psicológico para quem é dirigido os comentários de ódio.

“Quando o indivíduo tem interação com o cyberbullying, os danos à saúde mental são muito graves”.

Há leis que punem o Cyberbullying no Brasil. Termo que define a prática do bullying nas redes sociais. O artigo 147-A da Lei 14.132 de 2021 diz que “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade” é crime de assédio on-line, com pena de reclusão de seis (06) meses a dois (02) anos.

Todos nós podemos ser um hater. Discordar de uma publicação ou comentário com outro comentário maldoso é estar disseminando ódio na internet.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/452335/visualizar/