Repórter News - www.reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Sábado - 23 de Julho de 2022 às 07:03
Por: Por Camila Freitag, TV Centro América

    Imprimir


Salas para a realização de audiências são disponibilizadas para pessoas que são excluídas digitais
Salas para a realização de audiências são disponibilizadas para pessoas que são excluídas digitais

Cerca de 20% da população alega não ter condições de participar de uma audiência virtual em Mato Grosso, segundo a Defensoria Pública do estado. Uma audiência pública foi realizada nesta sexta-feira (22) para debater os desafios dos chamados 'excluídos digitais'.

Os excluídos digitais são as pessoas que não possuem acesso à tecnologia ou até tem o acesso, mas não o conhecimento e instrução necessária para poder utilizar os sistemas dentro do celular.

Participaram do evento representantes do Conselho Nacional de Justiça, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública de Mato Grosso e do Tribunal de Justiça do estado.

De acordo com o juiz João Thiago Guerra, um dos grandes desafios do Poder Judiciário é a transformação digital e fazer com que todos tenham acesso a isso.

"Esses serviços precisam significar ampliação do acesso à justiça e não restrição. O objetivo da audiência é discutir onde estamos, quem são os nossos usuários e, em especial, aquelas pessoas que não estão incluídas no processo por conta da transformação digital", disse.

A pessoa que não comparece em uma audiência pode ser multada e, por isso, as pessoas que não possuem acesso à internet ou aos equipamentos digitais para participar das reuniões virtuais podem procurar a defensoria pública para serem encaminhadas a um atendimento especializado do Tribunal de Justiça.

Conforme a defensora pública do estado, Cleide Nascimento, é disponibilizado uma sala para que a pessoa consiga participar da audiência.

"Nós estimamos que entre 10% e 20% da população procura a defensoria alegando não ter condições de participar de uma audiência virtual e nós encaminhamos a pessoa para as salas passivas existentes nos fóruns", disse.

Para promover a inclusão digital deste público, alguns projetos já foram criados como o Judiciário digital que implantou as salas passivas nos fóruns de Mato Grosso proporcionando a estrutura necessária para o atendimento on-line.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/453884/visualizar/