Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 26 de Agosto de 2022 às 16:26
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Fernanda Frazão Agencia Brasil
Em 2020, cerca de 1 milhão de crianças brasileiras não receberam as doses de vacina contra a poliomielite
Em 2020, cerca de 1 milhão de crianças brasileiras não receberam as doses de vacina contra a poliomielite

A Campanha Nacional contra Poliomielite termina em setembro e, até o momento, só 13% das crianças se vacinaram em Cuiabá. O público-alvo da campanha é de 35.892 crianças entre 1 e 5 anos de idade. O percentual de não vacinados é de 87%. os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Foram aplicadas 10 mil doses de vacinas entre crianças e adolescentes, desde o início no dia 15 agosto. A meta é atingir 95% do público-alvo até o encerramento da ação, previsto para dia 9 de setembro.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), aproximadamente 170 mil doses da vacina chegaram no início do mês, para imunização das crianças.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Pontos de vacinação

A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá vai até o dia 09 de setembro, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

A disponibilidade da vacinação é conforme o Calendário Nacional, destinadas para crianças, como a pentavalente, poliomielite oral e inativada, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, rotavírus, hepatite B, tríplice bacteriana, tríplice viral, hepatite A, varicela e HPV quadrivalente.

Para adolescentes estão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/454372/visualizar/