Repórter News - www.reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Terça - 06 de Dezembro de 2022 às 17:39
Por: Por G1 MT

    Imprimir


TRE/MT
Magistrado Raphael Casella responde a cinco processos adminstrativos — Foto: Assessoria/TRE
Magistrado Raphael Casella responde a cinco processos adminstrativos — Foto: Assessoria/TRE

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, nesta terça-feira (6), a abertura de cinco processos administrativos disciplinares contra o juiz federal Raphael Casella de Almeida Carvalho, de Mato Grosso. No plenário, a decisão foi unânime entre os ministros. Segundo a denúncia, Raphael teria participação oculta em vários setores, como mineração, construção civil, atividade de cassino, advocacia e hotelaria, o que infringe o código de ética dos magistrados. O g1 tenta contato com a defesa do magistrado.

As denúncias foram encaminhadas pelo Ministério Público Federal (MPF), no qual atribuem ao juiz os crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa, exploração de prestígio, improbidade administrativa, crimes contra o sistema financeiro nacional e a ordem tributária.

Segundo o relator do caso no plenário, ministro Luis Felipe Salomão, a Receita Federal concluiu que o magistrado Raphael tem um vasto patrimônio que não pode ser justificado com base nos rendimentos lícitos. Conforme Salomão, há vários indícios de que ele ainda apresentou diversas informações falsas em operações fiscais e que usava o serviço de hotelaria para lavar dinheiro de origem ilegal, entre outras fraudes.

A Receita também constatou outras situações, de acordo com o relator, como simulação de atividade rural enquanto pessoa física; negociação ilegal entre bens e falsidade ideológica na constituição de empresa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/455908/visualizar/