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Educação/Vestibular
Quarta - 14 de Dezembro de 2022 às 11:27
Por: Da Assessoria

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Durante os meses de outubro e novembro, alunos e professores de 25 escolas da Rede Municipal se movimentaram para promover a Feira Científica e Cultural em suas unidades de ensino, a fim de expor os trabalhos resultantes das pesquisas e ações desenvolvidas em sala de aula.

De acordo com a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, a Feira Científica e Cultural promovida nas escolas é uma importante ferramenta de integração escola/comunidade, pois elas são uma oportunidade para que cada grupo de alunos demonstrem o aprendizado, o conhecimento, a lógica e sua criatividade.

“Nesses espaços de saberes foram desenvolvidos trabalhos com intensa participação dos alunos sobre a política dos 5Rs tais como reciclagem, reuso; alimentação saudável, prevenção às doenças tropicais, compostagem, diversidade cultural, aterro sanitário, robótica, plantas medicinais, efeitos do tabagismo na saúde, astronomia, experiências físico/químico, biomas de MT entre outros”, explicou o professor Vagner Barros, da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).

Segundo a diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel João de Arruda, professora Vanildes Barbosa Costa Silva, a Feira Científica e Cultural promovida pela escola serviu para contextualizar a aplicação dos conteúdos trabalhados em sala de aula e despertar o interesse e a curiosidade sobre novos saberes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.

O estudante Stênio Lemos de Moraes, do 3º ano, disse que aprendeu nas aulas sobre os cuidados que as pessoas devem ter com a preservação das águas de córregos e rios para não prejudicar os peixes e a saúde das pessoas.

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis destacou que a realização das Feiras Científicas e Culturais é um processo interdisciplinar da construção do conhecimento e saberes que busca estimular no aluno uma conduta reflexiva, crítica, questionadora e investigadora, onde se oportuniza a socialização dos conhecimentos com a comunidade escolar.

“Quero parabenizar os alunos, professores pelo trabalho desenvolvido e os pais, familiares e responsáveis pelo interesse e pela presença nesses espaços de conhecimento sobre ciência e cultura promovido em nossas escolas”, afirmou.





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