Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 03 de Fevereiro de 2023 às 09:06
Por: Por g1 MT

    Imprimir


UFMT abre seletivo para vagas específicas para quilombolas — Foto: Ascom
UFMT abre seletivo para vagas específicas para quilombolas — Foto: Ascom

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu um processo seletivo específico para candidatos quilombolas de Mato Grosso, com 145 vagas, para diferentes cursos, nos campi de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop. A assinatura simbólica do edital aconteceu nesta quinta-feira (2).

Conforme o edital, os candidatos podem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos, ou, caso não tenham participado do Exame, usar o histórico escolar do ensino médio para concorrer às vagas.

As inscrições acontecem entre os dias 23 e 24 de março, por meio do Portal de Ingresso da UFMT.

De acordo com a universidade, são ofertadas bolsas de R$ 900, durante oito meses, para os 41 estudantes quilombolas que ingressaram na edição de 2022. Os recursos foram destinados pelo governo do estado, mas a continuidade depende de novos aportes.

Maria Helena Tavares Dias, professora no território quilombola Vão Grande, disse que este processo seletivo é um marco na igualdade de acesso ao ensino superior público e de qualidade.

“Assim como eu tive a oportunidade de fazer o mestrado na UFMT com ações afirmativas, esse seletivo traz para a gente a possibilidade de diminuir a desigualdade na universidade”, disse.

Além do apoio no lançamento do edital, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a UFMT também atuam juntas na criação de estratégias para a permanência dos estudantes na Instituição.

Bolsas

Os estudantes remanescentes de comunidades quilombolas, já matriculados em cursos da UFMT, podem solicitar as bolsas de estudo, no valor de R$ 900, na próxima segunda-feira (6).

Ao todo, 56 acadêmicos serão beneficiados, sendo que 41 considerados hipossuficientes já foram pré-selecionados para receber o recurso, denominado Auxílio Pequi. As outras 15 vagas serão disponibilizadas aos estudantes que se enquadram nos critérios e demonstrar interesse em obter o auxílio.

Para ter acesso ao programa, os pré-selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFMT, entre os dias 6 e 17 deste mês.

O benefício começa a ser liberado na próxima semana e será pago durante oito meses.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/457302/visualizar/