Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Fevereiro de 2023 às 13:43

    Imprimir


O governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (15), decreto que determina a atualização de dados de pacientes que estão na fila de espera para cirurgias eletivas e das informações disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente do telefone atual do usuário. Segundo o Executivo, a medida é necessária para confirmar se o paciente já passou pelo procedimento e ou se houve morte durante o período de espera. Atualmente, a fila de espera para cirurgia eletiva em Mato Grosso tem em torno de 48 mil pessoas.

Outro problema apontado é que alguns municípios não aderiram ao Sistema Nacional de Regulação III (Sisreg III), criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos. Os municípios devem se empenhar para atualizar os cadastros e lançar suas necessidades nele.

Conforme o documento, os municípios ficarão responsáveis por realizar a intervenção na fila de espera dos serviços municipais de saúde, devendo estabelecer mecanismos próprios para o célere contato dos pacientes. A gestão municipal fará ainda a averiguação da real necessidade dos procedimentos que estão na lista de espera do Sisreg III.

"Realizados os trâmites do artigo 4° a 7° deste Decreto, todas as informações deverão ser encaminhadas ao setor competente e detentor de senha SISREG no âmbito da central estadual de regulação, para o registro das informações, a atualização dos dados e a exclusão dos usuários da fila de regulação sob gestão estadual, conforme o caso", traz trecho do Decreto.

Reprodução

Sistema

O Cartão SUS, hoje, pode ser baixado em qualquer celular. Para facilitar o trabalho, os usuários podem atualizar as informações por meio do aplicativo. Ocorre que quando o procedimento liberado não é possível entrar em contato com o paciente, grande parte perde o procedimento gerando grande demanda de espera.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o trabalho de revisão das informações de cadastro tem por objetivo facilitar a busca ativa, ou seja, para que seja possível localizar os pacientes que estão com dados defasados.

“Estamos buscando convergência para viabilizar as soluções que a população precisa. O tema central da reunião foi a atualização da fila pelas cirurgias eletivas, que hoje está com informações defasadas. Muitas pessoas que estão na fila já realizaram o procedimento, já trocaram de endereço ou de telefone e não atualizaram o cadastro. Há uma grande dificuldade de localizar esses pacientes”, explicou Figueiredo.

Nesta terça, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e as Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande deram início a uma força-tarefa para a atualização da fila de espera por cirurgias eletivas em Mato Grosso e do cadastro dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para aqueles que aguardam a realização do procedimento.

(Com Assessoria)





Fonte: hiper Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/457718/visualizar/