Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 16 de Fevereiro de 2023 às 06:57
Por: Jolismar Bruno - Especial para o GD

    Imprimir


Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que mais de 7 mil casos de câncer em crianças ocorrerão nos próximos 3 anos no Brasil. Com sintomas perceptíveis nas fases iniciais, a doença pode ser diagnóstica rápido e tratada com eficiência. Hoje (15) é instituido o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil e o Gazeta Digital faz um alerta para os cuidados com a saúde dos pequenos.

Segundo o Inca, 7.930 casos de câncer devem ser registrados no triênio 2023/2025 no país e os exames de rotina são formas primordiais de diagnosticar a doença.

“Exames de rotina fazem diferença [para identificação do câncer], porque a criança tem que ser acompanhada pelos primeiros exames. O acompanhamento para encontrar nódulos palpáveis faz toda diferença”, explica Caline Daisy da Silva Ojeda, Médica Intensivista Pediatrica e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital do Câncer de Mato Grosso (Hcan).

Conforme Caroline Dayse, entre os sintomas que a criança pode apresentar estão: mancha no corpo, fraqueza, cansaço.

O tratamento adotado depende do tipo do câncer que se manifesta nas crianças e adolescentes.

“Se é uma leucemia, por exemplo, a partir da quimioterapia, precisa da retirada do tumor, no caso de tumor de glândulas, tumores de músculos. De acordo com o tipo de tumor que a gente vai falar do tratamento específico”, relata.

A médica ainda afirma que o tratamento precisa de uma equipe que envolve acompanhamento psicólogo e serviço social.

Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil

A data chama atenção para a importância da atenção aos sinais e sintomas da doença, assim como para o diagnóstico precoce, responsável por aumentar as taxas de cura. Seu objetivo é estimular na sociedade ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil. Foi oficializada em 2001.

A iniciativa global é organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/457727/visualizar/