Repórter News - www.reporternews.com.br
Comportamento
Domingo - 19 de Fevereiro de 2023 às 09:05
Por: Enzo Tres/Mídia News

    Imprimir


Nesse ano, os
Nesse ano, os "doutores palhaços" irão para a Colômbia levar alegria e descontração às crianças hospitalizadas

A infância, muitas vezes, pode ter sua felicidade ameaçada por problemas de saúde imprevistos. Nesses momentos, a Operação SóRia busca levar alegria e descontração às crianças hospitalizadas. As principais ferramentas desse grupo são os “doutores palhaços” que, com distrações e brincadeiras, levam risadas ao ambiente hospitalar.

Me encantei com o poder que o palhaço tem de transformar o ambiente

Aluísio Santos, de 37 anos, fundou a Operação SóRia em 2009 após uma amiga convidá-lo para visitar crianças internadas no Hospital Santa Casa. Ao aceitar, decidiu ir fantasiado de palhaço para levar alegria a elas e acabou, então, descobrindo uma vocação.

“Me encantei com o poder que o palhaço tem de transformar o ambiente. Percebi que em um lugar de muita tristeza, eu poderia levar a alegria. O palhaço é o centro da alegria”, lembra.

A fim de popularizar o trabalho, Aluísio abriu em 2010 a escola de palhaços, onde as pessoas podem se inscrever para receberem um treinamento de como divertir as crianças internadas.


O grupo visita os hospitais semanalmente aos sábados. As instituições de saúde convidam os palhaços para alegrarem os leitos e os recebem calorosamente, segundo Patrick Viana, de 27, amigo e parceiro de Aluísio no SóRia.

“Temos uma parceria firmada com o HMC. Com a pandemia, muitas parcerias foram desfeitas. Quando saímos do hospital, a sensação de dever cumprido paira no ar. Muitas dessas sensações são particulares, cada palhaço tem a sua. No meu caso, o coração fica leve, o pensamento já é na próxima semana”, explica.

Os “doutores palhaços” levam descontração onde passam, mas também enfrentam dificuldades. A maior delas, segundo Patrick, é a dor da perda, pois é impossível não se envolver com os pacientes e com a história de vida deles. Então os animadores também sofrem com o luto dos familiares.

Os integrantes da Operação SóRia bancam a locomoção e as próprias fantasias. A fim de tornar o trabalho mais acessível, o grupo pretende conseguir mais apoiadores em 2023, além de cumprir todo o planejamento de 2023.

Filantropia sem fronteiras

A Operação SóRia está uma viagem à Colômbia entre até o dia 28 de fevereiro. Nessa aventura caritativa, os “doutores palhaços” farão evangelizações, visitas hospitalares, atendimentos odontológicos e apresentações em escolas e orfanatos, além de auxiliarem a base missionária dos Jovens Com Uma Missão Comum (JOCUM).

Outros países como Chile, Paraguai, Venezuela e Tailândia já foram visitados pelos portadores da alegria.

Para ajudar nos custos, o grupo abriu uma vaquinha online. Qualquer pessoa pode contribuir.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/457815/visualizar/