Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 20 de Julho de 2012 às 10:27
Por: Victor Cabral

    Imprimir


Comando Local de Greve/ADUFMAT S.Sind
Governo federal volta a receber a categoria que aderiu ao movimento segunda-feira (23)
Governo federal volta a receber a categoria que aderiu ao movimento segunda-feira (23)

Por unanimidade, os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) rejeitaram proposta feita pelo governo federal e greve continua no Estado.

Em assembleia geral, os docentes decidiram, nesta quinta-feira (19), dar continuidade na greve, que já dura mais de dois meses, por tempo indeterminado. A categoria alega que não é verdade que a proposta representa 45% de reajuste linerar, conforme foi divulgado pelo governo federal.

Os professores alegam que a proposta do governo é um reajuste escalonado até 2015 e que impacta de forma diferente nas cinco classes que compõem a carreira docente em vigor. Eles alegam que o governo não considerou a inflação acumulada nesse período de três anos, estimada em 32%.

O maior reajuste seria dado aos titulares doutores, que receberiam 39,53% de aumento. Com isso, ainda de acordo com os docentes, ao final do escalonamento, os titulares doutores teriam, de fato, apenas 7,49% e os outros níveis – auxiliar, adjunto, assistente e associado – teriam perdas salariais.

Segundo a assessoria de imprensa da ADUFMAT S.Sind e Comando Geral, assembleias gerais estão sendo realizadas nas 58 universidades federais que aderiram ao movimento grevista. A intenção é tirar posicionamentos que serão levados ao Comando Nacional de Greve (CNG).

Nova negociação

O CNG vai construir contrapropostas para que sejam colocadas na de negociação segunda-feira (23), quando o governo federal volta a receber a categoria que aderiu ao movimento.

A categoria também denuncia que a proposta é inconstitucional, porque fere a isonomia universitária que consta da Constituição Federal e também fere a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que estabelece oito horas em sala de aula. A proposta do governo fala em 12 horas.

A justificativa é que os professorem passando muito tempo em sala de aula se reflete em redução de projetos de pesquisa e extensão.

Ainda de acordo com informações da Assessoria de imprensa, a proposta é ilegal também porque, em três anos, significa redução salarial. Com informações do comando de greve.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/45864/visualizar/