Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 18 de Julho de 2012 às 18:50

    Imprimir


Rreitor da Universidade do estado de Mato Grosso (Unemat), Adriano Silva, o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Antônio Malheiros, e a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, estiveram nesta terça-feira (17), em Brasília, em reunião com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral. A intenção é fortalecer os programas de pós-graduação stricto sensu na instituição.

Adriano Silva destacou que é fundamental ampliar a oferta de cursos de pós-graduação, seja em nível de mestrado ou de doutorado na Unemat e que essa ação vai ao encontro das necessidades de desenvolvimento do Estado e da região Centro-Norte do Brasil. “Nosso objetivo com essa visita é apresentar a nossa instituição e sua localização e a importância estratégica para Mato Grosso, no sentido de sensibilizar a Capes para as demandas que são apresentadas pela Unemat”, ressalta Adriano.

Pró-reitor Antônio Malheiros lembrou que atualmente a Unemat tem seis propostas de doutorados institucionais, que estão em apreciação na Capes. São elas: Ciência política e relações internacionais com a IUPERJ, Sociologia” com a UFSCar, Administração com a Unisinos, Educação para ciências com a Unesp-Bauru, Linguagem com a UFMG, Desenvolvimento Regional com a UFPA.

Além dessas propostas, a Unemat aguarda a aprovação da Capes para a abertura de dois doutorados institucionais, sendo eles em Estudos Literários, no campus de Tangará da Serra, e em Linguística, em Cáceres, e também de dois mestrados acadêmicos em Língua e Literatura, no campus de Sinop, e de Tecnologia de produção agrícola, no campus de Barra do Bugres.

Para o pró-reitor, o encontro com a presidência da Capes foi fundamental para que a Unemat pudesse apresentar suas demandas e, também, a estrutura e as áreas prioritárias. “Além disso, o fato de a Unemat e o Estado estarem de acordo e trabalhando juntos, fortalece a necessidade de ampliar e manter na região profissionais com doutorado. Isso é facilitado com a ampliação de ofertas de cursos de qualificação stricto-sensu”, avalia Antônio Malheiros.

A secretária de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, também destacou a importância do Estado e da Unemat atuarem em conjunto pelo desenvolvimento sustentável e também pela ampliação de ofertas e qualificação da mão-de-obra fora dos eixos Sul e Sudeste do país, que têm a maior concentração de doutores. (Ascom) W.S






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/45995/visualizar/