Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 02 de Julho de 2023 às 07:20
Por: Dantielle Venturini/Gazeta Digital

    Imprimir


Mortes por câncer em Mato Grosso aumentaram 22,3% nos últimos 8 anos, e mais de 24 mil pessoas morreram pela doença no Estado. Foram cerca de 8 vítimas por dia só no ano passado. Dados do Observatório de Oncologia, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, apontam que em 2022 o número de mortes em MT chegou a 2.950, enquanto em 2014 eram 2.411 óbitos. Os cânceres de traquéia, brônquio e pulmão foram os tipos que mais mataram ao longo desse período. Foram 2.890 mortes entre 2014 e 2022. Apenas no ano passado a doença nesses órgãos causou mais de 360 óbitos, ou seja quase uma morte por dia. Entre as doenças mais temidas pela população, o câncer deve atingir mais de 8,6 mil matogrossenses apenas neste ano.

Segundo dados do observatório, os maiores aumentos nas mortes ao longos dos 8 anos em MT se concentram em cânceres como o olhos que teve crescimento de 300%. O câncer de testículo segue com o maior avanço nesse período chegando a 125%. O câncer de coração subiu 112,5%, o de melasma teve 100% de aumento, o de pâncreas chegou a 83,1%, e o de mama avançou 70%.

Em se tratando de homens e mulheres, de forma separada, em Mato Grosso os cânceres de próstata e mama ficam em 1º lugar entre os que mais matam, respectivamente. Em seguida aparecem traquéia, brônquios e pulmão que ocupa a 2ª colocação entre os dois sexos. Na 3ª colocação estão câncer de estômago entre os homens, e de cólon e reto entre as mulheres.

Alerta

Médico oncologista Marcos Rezende de Jesus Teixeira, explica que os dados apresentados pelo observatório são muito importantes para chamar atenção da população ao tema. Ele afirma que aumento no número de mortes está diretamente associado a diversos fatores como, por exemplo, os hábitos de vida da população que seguem mudando desde a década de 90. Destaca ainda o avanço nos diagnósticos da doença e o aumento na estimativa de vida da população. “São situações multifatoriais que levam a um aumento nos riscos de desenvolvimento da doença que vem avançando ano a ano no mundo todo”.

Em posse dessas informações ele lembra que é possível trabalhar campanhas de prevenção, além de ressaltar à população a importância da ida ao médico. “Hoje o acompanhamento médico é indispensável para a prevenção e o tratamento precoce de doenças como é o caso do câncer”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/460523/visualizar/