Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 11 de Julho de 2023 às 19:53
Por: Ana Júlia Pereira/Gazeta Digital

    Imprimir


Com o início do período de estiagem, o tempo seco e o calorão afastam muitos adeptos dos exercícios físicos das praças e parques. Para esclarecer ao leitor os cuidados com a saúde no período, o Gazeta Digital conversou com uma educadora física que deu dicas dos horários e do que fazer para se hidratar durante esse tempo. Profissional também orienta sobre pontos de atenção ao praticar atividade física sem supervisão.

Amanda Santos, 30, enfatiza que os exercícios devem possuir orientações prévias. Mesmo que a pessoa não possua um acompanhamento contínuo, é ideal que ela tenha alguém habilitado a orientar durante a prática das atividades.

“Para quem está começando e não pratica os exercícios há algum tempo, o ideal é a caminhada. De preferência entre 6h às 8h, em que o sol não é tão forte. O comum é até às 9h, mas como estamos em Cuiabá, restringimos a prática até às 8h, principalmente em ambiente aberto”, explica.

ersonal também pontua que uma pessoa sedentária precisa de um preparo cardiorrespiratório, para que o coração não fique sobrecarregado. Já que ele é um órgão que precisa ser preparado aos poucos e assim ir progredindo o esforço.

“Antes de começar a praticar os exercícios físicos, eu indico um check up completo como o exame cardiovascular e ver se os hormônios estão ok, que aí a pessoa possa começar a prática das atividades com mais segurança (sic)”, explica.

Com a umidade do ar abaixo dos 30%, o recomendável é beber muita água. Amanda explica que para quem está fazendo atividade física, o ideal é ingerir entre 600 a 800 ml de água, durante a prática. Mas que, ao dia, o recomendável é 2 litros.

Além da água, que é vital, a água de coco é outra ótima opção para quem deseja ficar bem hidratado.

“Nesse período (de seca) a gente perde muitos eletrólitos. O mais saudável para fazer essa reposição, seria a água de coco, que é o natural, mas se não for possível, os isotônicos também ajudam”, explica.

Por mais que os isotônicos são a maneira mais fácil de fazer a reposição dos eletrólitos, ela reforça que o mais natural e ideal seria fazer essa reposição através das frutas.

Durante esse período de seca, o recomendável é estar se hidratando sempre e evitar realizar atividades físicas entre 11h e 15h. Durante a noite, a prática está liberada a partir das 17h.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/460658/visualizar/