Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 17 de Julho de 2012 às 21:27

    Imprimir


O governo do estado de Mato Grosso deve criar em menos de 90 dias o "Cartão do Produtor". O documento será utilizado pelos produtores da agricultura e pecuária como forma de universalizar a informação e desburocratizar emissão de documentos essenciais para as atividades, como o Guia de Transporte Animal (GTA).

Há quatro anos os produtores mato-grossenses investiram  R$ 546 mil para a criação do sistema e garantiram, ainda, o mesmo sistema utilizado em Goiás. "Faltava o respaldo do governo do estado para criar o cartão", diz o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José Bernardes.

Ele explica que o documento, que é uma espécie de identidade do produtor, irá agilizar as questões burocráticas como a emissão de notas fiscais. Bernardes afirma que a intenção é universalizar a informação e, através disso, resolver os gargalos do setor. Um dos exemplos é a divulgação ágil dos dados da aftosa. "Terminamos a vacinação do rebanho, de 0 a 24 meses, em maio e ainda não temos o resultado da campanha. O cartão iria auxiliar esse processo".

Após as reclamações, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Jurandir Ribas, garantiu, em entrevista ao G1, que o cartão do produtor será entregue nos próximos 90 dias aos pecuaristas e agricultores do estado. Segundo ele, nos próximos dois meses uma equipe técnica do Indea irá trabalhar para unir as informações. 

Ribas explica que problemas operacionais impediram que o documento fosse criado até então. "Resolvemos ainda o entrave que era a ampliação na capacidade para transmissão de dados. Agora as informações poderão ser disponibilizadas, via internet, para produtores de todo o estado". Ele revela que o sistema será dinâmico, podendo ser atualizado a medida que os programas de defesa sanitária animal e vegetal fossem criados.

"A emissão de documentos via online é um avanço para a agropecuária brasileira, já que os produtores terão acesso a notas fiscais, por exemplo, a qualquer hora do dia", diz o coordenador do Cartão do Produtor da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Antelmo Teixeira.

 Ele explica que o sistema foi criado em 2007 no estado com a ideia de aproximar os produtores aos assuntos sindicais. "Era um benefício para os produtores sindicalizados, que teriam acesso a descontos em compras diversas através de convênios".

Goiás será um dos primeiros estados onde o cartão do produtor será utilizado para a solicitação de documentos, tal como propoe a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que espera a adesão de 2 milhões de produtores em todo o país. Atualmente, Goiás tem 62 mil adeptos ao sistema.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/46092/visualizar/