Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 06 de Abril de 2024 às 10:37
Por: Joice Gonçalves/Primeira Página

    Imprimir


Com sintomas semelhantes ao da dengue e da chikungunya, a febre oropuche é um vírus transmitido pelo mosquito pólvora (Culicoides paraensis).

Em Mato Grosso, já foram registrados 11 casos nesta semana da doença, o que representa 120% a mais que da semana passada quando havia sido registrado 5 casos da doença.

mosquito polvoraMosquito pólvora que causa a febre oropouche. (Foto: Reprodução)

Tal qual as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, a febre oropuche causa dor de cabeça, dos muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

No Brasil, já foram registrados mais de 3,3 mil casos confirmados da febre. Na semana passada o número de casos confirmados era de 2,5 mil em todo o país. Nesse sentido, o aumento nacional foi de 27,9%.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde os surtos têm afetado pessoas de todas as idades e gêneros, com crianças e jovens sendo os mais impactados, especialmente em populações previamente expostas.

Ainda, como medida de prevenção e controle a proliferação do mosquito vetor, incluindo a eliminação de locais onde eles se reproduzem e descansam, como áreas úmidas e ricas em matéria orgânica

A Vigilância Epidemiológica de Cuiabá informou que qualquer caso suspeito da doença deve ser comunicado em até 24 horas, por meio do WhatsApp (65) 99206-8618.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/463914/visualizar/