Doação de órgão: captação de coração é feita pela 1ª vez em Cuiabá O primeiro procedimento em Mato Grosso marca um momento histórico na saúde
Pela primeira vez, a captação de um coração, resultado de uma doação de órgão, é feita em Cuiabá. A cirurgia ocorreu nesse domingo (4), no Hospital Municipal Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC).
A doadora, uma mulher de 30 anos, possibilitou não apenas o transplante cardíaco, mas também a doação de fígado, rins e córneas, beneficiando múltiplos pacientes.
Cirurgia no HMC de retirada dos órgãos. (Foto: HMC)O procedimento, contou com a colaboração de equipes médicas de diferentes estados.
Distrito Federal: coração
Paraná: fígado
São Paulo: rins
Mato Grosso: córneas
Cada equipe, composta por dois cirurgiões e um enfermeiro, trabalhou de forma integrada para garantir a segurança e eficácia da operação.
A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do HMC coordenou todo o processo, em parceria com a Central de Transplantes, assegurando que as etapas fossem cumpridas com rigor técnico e ético.
Um momento de humanização
Como forma de homenagear a doadora e sua família, colaboradores do hospital formaram um corredor humano entre as UTIs e o Centro Cirúrgico. O gesto, carregado de emoção, foi encerrado com uma oração coletiva do Pai Nosso, acompanhada pelos familiares da paciente.
O procedimento marca um avanço na capacidade do HMC e reforça a importância da doação de órgãos como um ato de solidariedade capaz de transformar vidas. A direção do hospital reafirmou seu compromisso em fortalecer essa cultura, destacando o impacto coletivo de gestos individuais.
Outros órgãos captados
Na semana passada, outra captação já havia sido feita. Neste caso, foi a primeira vez que um paciente de Cuiabá foi beneficiado por um rim.

Comentários