Alunos serão monitorados por meio de reconhecimento facial Ao custo mensal de R$ 600 mil, sistema de vigilância e de reconhecimento facial foi lançado, ontem (3), em Cuiabá e deve estar implantado até novembro deste ano nas 172 escolas da rede municipal;
A Prefeitura de Cuiabá lançou, ontem (3), o projeto "Aluno Presente". Trata-se de um programa de reconhecimento facial que será implantado nas 172 escolas da rede municipal de ensino e que irá controlar a entrada e saída dos alunos, consumo de merenda escolar e as aulas em ambiente fechado, entre outras medidas. Programa semelhante também foi lançado no início desta semana em Várzea Grande.
Na Capital, o custo mensal com a aquisição do sistema de vigilância e de identificação da pessoa é da ordem de R$ 600 mil. Contudo, Secretaria Municipal de Educação (SME) aponta que a iniciativa vai explorar a tecnologia em prol de mais segurança no ambiente escolar e ações mais eficientes na educação municipal, a exemplo, do controle de presença a partir do reconhecimento facial, o que significa dizer que irá substituir as chamadas feitas pelo professor na sala de aulas.
Conforme a Prefeitura, o “Aluno Presente” integrará câmeras inteligentes posicionadas nas entradas e saídas das escolas capazes de autenticar até 40 faces por segundo fornecendo dados valiosos em tempo real. Os equipamentos de vigilância, ligados aos órgãos de segurança pública, estão sendo instalados nas unidades escolares.
Com projeto-piloto implantado na Escola Municipal Ministro Marcos Freire, que fica no Jardim dos Ipês, a expectativa é de que até 20 de novembro próximo todos os colégios passem a contar com a ferramenta. Todos os mais de 56 mil estudantes da rede serão cadastrados.
“O sistema de reconhecimento facial vai proporcionar segurança tanto para os educadores quanto para os alunos. A ideia é melhorar não só a segurança, mas a gestão escolar e, com isso, saberemos ‘on line”, automaticamente, sempre esses alunos chegarem, quantos estão presentes, quantos não estão na sala de aula e avisar os pais sobre o movimento deles em sala de aula também”, disse o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.
A garantia é de que todo esse processo gera apenas metadados em qualquer tráfego e imagens em total conformidade com a LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo segurança, transparência e dados confiáveis para toda a rede.
A proposta prevê ainda o aplicativo “Aluno Presente”, por meio do qual os responsáveis recebem alertas diários sobre a entrada e saída dos alunos, o que para a gestão municipal, irá garantir tranquilidade imediata. Também receberão avisos importantes para o acompanhamento da rotina.
CONTROLE DE REFEIÇÕES – Outra medida é o controle de refeições, com reconhecimento automático. Segundo a Prefeitura, no refeitório, com base nas faces reconhecidas na entrada, o sistema calcula a quantidade ideal de refeições a serem preparadas, o que segundo a gestão municipal, vai evitar desperdício e maximizar o uso dos recursos.
Para tanto, o sistema irá contabilizar quantos alunos consumiram a merenda no dia. Pelo projeto são previstos ainda medidas como o “Secretaria Digital”; o “Dashboard e painéis analíticos”, “Analítico de ausência”, e o “Monitor de recorrência”, este último identifica automaticamente os alunos com três faltas consecutivas, permitindo que a escola acione o Conselho Tutelar.
VÁRZEA GRANDE – Intitulado “Estuda Mais”, o programa com medidas semelhantes ao da Capital foi lançado pela Prefeitura de Várzea Grande na segunda-feira (1). Por lá, as unidades da rede municipal também terão reconhecimento facial para controle de presença; controle de refeições; comunicação em tempo real entre escolas e famílias; entre outros.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa, que já vem sendo utilizado em escolas particulares no estado e no país, visa proteger, monitorar e responder com agilidade em qualquer situação dentro e no entorno da escola. São seis câmeras com inteligência embarcada com detecção de intrusão, monitorando o interior e o entorno da escola 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comentários