Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Terça - 09 de Setembro de 2025 às 11:14
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


Conforme o TJMT, o alerta da vez é sobre o golpe do falso boleto, uma das fraudes mais comuns no ambiente digital
Conforme o TJMT, o alerta da vez é sobre o golpe do falso boleto, uma das fraudes mais comuns no ambiente digital

Lançada em Mato Grosso a campanha “Justiça Segura – Não Caia no Golpe”, para orientar a população sobre práticas criminosas que vêm sendo aplicadas em nome do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e de comarcas do Estado.

Conforme o TJMT, o alerta da vez é sobre o golpe do falso boleto, uma das fraudes mais comuns no ambiente digital.

Neste caso, o crime acontece quando golpistas enviam boletos aparentemente legítimos por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens, muitas vezes, contendo dados verdadeiros da vítima, como nome e CPF, e até o nome de uma empresa ou instituição conhecida.

A aparência é de uma cobrança real, mas o código de barras é adulterado.

Ao fazer o pagamento, o valor não é destinado ao credor legítimo, mas sim à conta de um criminoso.

Conforme informações do TJ, além de utilizar nomes de empresas, os golpistas também têm usado a identidade do Poder Judiciário e de comarcas do Estado para dar mais credibilidade à fraude e enganar a população.

“Essas práticas criminosas exigem que todos estejam atentos e desconfiem sempre de cobranças recebidas por canais informais”, alerta.

Para não ser mais uma vítima, algumas das orientações são verificar sempre o emissor da cobrança e desconfie de mensagens recebidas por WhatsApp ou SMS; conferir os dados do beneficiário no boleto antes de efetuar o pagamento; e preferir acessar o boleto diretamente no site oficial da instituição ou empresa. Em caso de dúvida, entre em contato pelos canais oficiais do Judiciário ou da entidade credora.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/469302/visualizar/