Segundo gêmeo siamês de MT morre após cirurgia de separação Separação foi antecipada depois que um dos bebês sofreu sucessivas paradas cardíacas; o irmão não resistiu após o procedimento.
O segundo gêmeo siamês de Mato Grosso morreu nesta quinta-feira (8), em Goiânia, após a cirurgia de separação realizada em caráter de emergência. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e pelo Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu).
O procedimento foi antecipado depois que um dos bebês sofreu sucessivas paradas cardiorrespiratórias, mas ambos não resistiram às complicações graves durante a cirurgia.
Parto de alta complexidade em Goiânia marcou o nascimento de Marcos e Matheus, gêmeos siameses que não resistiram após complicações graves. – Foto: HEMUAntes da separação definitiva, os gêmeos chegaram a passar por outras cirurgias. A primeira foi uma colostomia, feita poucas horas após o nascimento, na tentativa de estabilizar o quadro de saúde.
Os gêmeos haviam nascido nessa terça-feira (6), com 34 semanas de gestação, em um parto raro realizado no Hospital Estadual da Mulher, em Goiânia.
Marcos e Matheus nasceram unidos pelo tórax, abdômen e bacia. – Foto: Maycon Alex RodriguesMarcos e Matheus eram classificados como gêmeos isquiópagos, quando a união ocorre pela região da bacia. A condição é considerada uma das formas mais complexas de gêmeos siameses, especialmente porque os bebês tinham três pernas, o que aumentava o grau de dificuldade do planejamento cirúrgico. Desde o nascimento, eles estavam internados na UTI neonatal.
A mãe dos bebês, de 22 anos, é natural de Canarana, no interior de Mato Grosso. A família tinha percorrido cerca de 600 Km até Goiânia para acompanhar o parto e o tratamento dos recém-nascidos.

Comentários