Produtividade da soja 2025/2026 sobe mais de 7% em MT Imea estima produtividade acima de 50 milhões de toneladas para a safra atual de soja
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou a estimativa de produtividade da safra de soja 2025/2026 em Mato Grosso para 64,73 sacas por hectare, aumento de 7,06% frente à projeção divulgada em dezembro. O novo levantamento baseou-se em visitas do projeto Imea em Campo, em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT), que acompanha o desenvolvimento das lavouras desde dezembro de 2025.
Imea estima produtividade acima de 50 milhões de toneladas para atual safra de soja. (Foto: Reprodução)De acordo com o Boletim Semanal do Imea, divulgado nesta segunda-feira (2), a área total se mantém em 13,01 milhões de hectares, assim com a estimativa de produção estadual em 50,52 milhões de toneladas. Volume próximo à safra recorde de 2024/2025, quando a produtividade alcançou pouco mais de 66 sacas por hectare.
O coordenador de Inteligência de Mercado Agropecuário do Imea, Rodrigo Silva, afirma que a regularização das chuvas a partir de dezembro impulsionou o desempenho das lavouras, e já há registro de aumento na produtividade nas áreas colhidas.
Nova projeção baseou-se em visitas do projeto Imea em Campo, em parceria com a Aprosoja MT. (Foto: Famato)O início do plantio, afetado por estiagens e realizado fora da janela ideal, gerou preocupação entre os produtores. No entanto, os impactos foram considerados pontuais.
A colheita segue avançando nas principais regiões do estado e a consolidação dos dados de área cultivada deve sair em abril.
Colheita da soja
A colheita da soja alcançou 24,97% da área prevista para o ciclo, avanço de 11,09 pontos percentuais ante a semana passada. Apesar das chuvas pontuais, a retirada do grão segue em ritmo acelerado, com avanço de 12,77 pontos percentuais frente à safra anterior.
Os trabalhos estão mais avançados na região Oeste, onde 36,70% das lavouras já foram colhidas, seguido do Médio-Norte (35,41%) e Noroeste (30,08%).
Tempo mais firme permitiu avanço das máquinas nas áreas prontas. (Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)Expectativas comerciais
A demanda deve ficar estável, com consumo total em 50,20 milhões de toneladas e exportações em 32,10 milhões de toneladas. O consumo interno em Mato Grosso é estimado em 13,24 milhões de toneladas, e o interestadual em 4,86 milhões de toneladas.
Diante deste cenário, os estoques finais da safra 2025/26 devem chegar a 600 mil toneladas, mais que o dobro do ciclo anterior.
“Se a produção continuar nesse ritmo, os estoques podem aumentar e os preços da soja podem ser pressionados para baixo de R$ 100 por saca”, alerta Silva.

Comentários