Sérgio Valério e Gabrieli Knaul são promovidos a desembargadores
A juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, titular do Juizado Especial da Fazenda Pública, foi escolhida pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para ocupar a vaga de desembargadora nesta quinta-feira (12). A promoção considerou o critério de merecimento, destinada exclusivamente a mulheres, aberta com a aposentadoria do magistrado Sebastião de Moraes Filho.
A segunda vaga, por antiguidade, foi ocupada pelo juiz da 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões da Comarca de Cuiabá, Sérgio Valério. A posse de ambos será na sexta-feira (13), às 14 horas.
Concorriam ao cargo 15 juízas, dentre as quais, algumas delas estavam no plenário. A magistrada Gabriela obteve 31 votos; seguida de Eulice Jaqueline da Costa Silva com 23 votos, Cristiane Marques da Costa Neves 20 votos na lista tríplice.
O desembargador Luís Otávio Oliveira Saboia Ribeiro pediu suspeição e não votou.
Gabriela, considerada a favorita para o cargo, foi elogiada pelos pares durante a votação. O desembargador Marcos Machado ressaltou o fato de Gabriela ter sido a primeira juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Também concorreram ao cargo
Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro;
Ester Belém Nunes;
Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli;
Milene Aparecida Pereira Beltramini;
Maria Mazarelo Farias Pinto;
Gleide Bispo Santos;
Monica Catarina Perri Siqueira;
Amini Haddad Campos;
Ana Cristina Silva Mendes;
Célia Regina Vidotti;
Christiane da Costa Marques Neves;
Tatiane Colombo;
Angela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez;
Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva;
Adriana Sant Anna Coningham.
A política de alternância de gênero no preenchimento das vagas da segunda instância do Judiciário segue a metodologia de ascensão aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos termos da Resolução nº 525/2023.

Comentários