Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 02 de Julho de 2012 às 18:36
Por: Clayton Cruz

    Imprimir


O deputado Nilson Leitão (PSDB) participou no final da manhã de hoje de uma reunião com professores da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop. Os docentes estão em greve desde o dia 17 de maio.

Durante o encontro, que contou com a participação do presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, ADUFMAT, professor Carlos Alberto Eilert (Carlinhos), foram discutidas as razões da greve e os caminhos para chegar a um entendimento com o Governo.

Em defesa da educação e dos servidores públicos, o deputado federal Nilson Leitão propôs abrir um canal de diálogo através da Câmara Federal. O parlamentar deve pedir uma audiência pública onde o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, será convocado a dar explicações aos deputados e aos representantes das 56 universidades em greve, sobre a demora do governo em abrir as negociações.

Na tentativa de por fim à greve duas reuniões foram marcadas, mas o próprio governo desistiu das negociações na véspera alegando falta de um plano que contemplasse os anseios da categoria.

A pauta de reivindicações já protocolada nos ministérios da Educação e do Planejamento pede a reestruturação da carreira docente com valorização do piso e incorporação das gratificações ao salário e valorização e melhoria das condições de trabalho nas Instituições Federais de Ensino Superior.

“Se o governo que aí está fosse oposição, o barulho seria muito maior. O atual ministro da Educação foi líder estudantil e depois de formado e já professor, vice-presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior. Ignorar a luta por melhores condições de trabalho é renegar ao passado e tudo aquilo que disse acreditar. Vamos usar a força da Câmara para pressionar o Governo a abrir uma negociação que possa contemplar a categoria e pôr fim à greve”, disse Leitão.

O parlamentar propôs ainda que um documento seja redigido e entregue à presidente Dilma Rousseff em Sinop na próxima sexta-feira, quando ela participa da inauguração do Centro de Pesquisas da Embrapa.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/47579/visualizar/