Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 05 de Junho de 2012 às 20:41

    Imprimir


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante assinou nesta terça-feira em Brasília a portaria ministerial que cria a Faculdade de Medicina no Campus Avançado da UFMT com sede em Sinop.

Embora o pedido inicial tenha sido para abertura de 100 vagas para o campus sinopense, o documento confirma 60 vagas; outras 40 serão abertas no campus da cidade de Rondonópolis na região Sul do Estado.

Para o deputado federal Nilson Leitão, autor da proposta de criação do curso, o momento é de comemoração.

“Essa é talvez a mais importante notícia que trazemos para a população de Sinop e cidades vizinhas. Mais do que a concretização de um sonho, é a certeza de que Sinop se consolida como polo educacional e com a abertura do curso, como polo de saúde. A UFMT tem um dos melhores cursos de medicina do país segundo avaliação do próprio MEC. A faculdade de medicina vai dar novo fôlego à nossa economia e nova vida ao campus, que receberá novos investimentos não só em infraestrutura e apoio técnico, mas pelo menos duas dezenas de novos cursos em um curto espaço de tempo.”

A primeira ação de Nilson Leitão em relação à faculdade foi uma audiência pública em Sinop. Com apoio da comunidade e da direção da UFMT através da reitora, professora Maria Lucia Cavalli Neder, o parlamentar federal fez gestão junto ao Ministério da Educação para que o projeto não ficasse engavetado. No último dia 18 de abril, o MEC confirmou a aprovação do projeto, abrindo caminho para a assinatura do decreto de criação do curso.

O próximo passo será a estruturação do campus. Ainda não há data para a realização do primeiro vestibular para o novo curso.

Expansão

A abertura de novas turmas de medicina faz parte de um plano para aumentar o número de profissionais médicos em todo país.

Segundo dados oficiais, o Brasil ocupa a pior posição na relação de médicos por cada mil habitantes. Cuba lidera com folga e tem 6,4 profissionais para cada mil habitantes. No Brasil, há 1,8 médicos para cada mil moradores.

A situação mais preocupante está no Maranhão onde há 0,6 médicos para cada mil pessoas. Em Mato Grosso, décimo primeiro na relação, há 1,1 médicos por cada mil habitantes. O numero mais expressivo está no Distrito Federal onde há 3,7 profissionais para cada mil habitantes.

Mato Grosso tem até o momento 162 vagas em cursos de medicina. O maior número está na Universidade Federal, campus de Cuiabá, onde há 80 vagas. Uma faculdade privada ofereceu 42 vagas em seu último vestibular e a Unemat acaba de realizar seleção para 40 vagas em curso a ser ministrado na cidade de Cáceres.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/50290/visualizar/