Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 29 de Maio de 2012 às 16:30

    Imprimir


Um estudo dinamarquês mostrou que o uso regular de analgésicos básicos como aspirina e ibuprofeno podem reduzir os riscos de câncer de pele, em sua manifestação mais comum, em até 15%. Já o melanoma maligno, a manifestação mais fatal da doença, pode ter seu risco reduzido em 13%. As informações são do Daily Mail.

Os cientistas acreditam que os anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como os analgésicos comuns, inibem a produção de enzimas responsáveis pelo crescimento de tumores. Ao todo foram 200 mil pacientes analisados entre 1991 e 2009.

O pesquisador Sigrún Alba Jóhannesdóttir, que conduziu o estudo, diz esperar que esse potencial de prevenção contra o câncer inspire outras pesquisas e seja levado em conta quando se for discutir prós e contras do uso de AINEs.

No entanto, Hazel Nunn, do Cancer Research UK, alerta para não se levar o estudo como justificativa para o uso de analgésicos. "Os dados da pesquisa levam em conta pacientes aos quais foi prescrito o uso de analgésicos - mas não houve controle se realmente tomaram as doses recomendadas".
 





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/50901/visualizar/