Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 26 de Maio de 2012 às 13:48

    Imprimir


O projeto Telessaúde Brasil Redes irá capacitar técnicos da Coordenação Estadual do Telessaúde para a implantação do projeto nos 141 municípios de Mato Grosso. A capacitação acontece em Brasília (DF) nos dias 28 e 29 de maio de 2012 e será promovido pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS). O intuito é proporcionar maior agilidade na assistência da atenção básica da saúde e ampliar a resolutividade e fortalecer a estratégica da Saúde da Família nos municípios mato-grossenses.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Ângelo Falcão Figueiredo, essa segunda etapa vai contemplar todos os municípios do Estado, oferecendo capacitação e equipamentos para que o Estado esteja 100% integrado no projeto Telessaúde Brasil Redes, ofertando assim a “segunda opinião formativa” aos diversos profissionais que integram a Equipe de Saúde da Família sob a melhor forma e aplicação dos protocolos de assistência ao paciente, além de outras ações educacionais dirigidas, visando a qualidade do cuidado da atenção básica.

Na primeira fase foram contemplados 41 municípios e os cinco DSEIS - Indigenas que foram pactuados na CIB/MT resolução 148/2010, com disponibilidade de acesso digital, onde o projeto Telessaúde Mato Grosso estará disponibilizando computadores, câmeras fotográficas, webcam, microfones e altofalantes, o que dará conectividade à internet. Nesta segunda etapa, serão contemplados mais cem municípios do Estado, fechando assim, 100% de cobertura do projeto.

Segundo o professor Ângelo, "os profissionais poderão interagir de modo on-line e tirar dúvida com especialistas na discussão de casos clínicos, suporte ao atendimento, protocolos clínicos e capacitações, além de proporcionar ensino à distância. Vão compor o núcleo Médicos Regulador ou Especialistas quando houver a necessidade na discussão de casos clínicos em medicina básica”.

Ângelo Falcão explica, ainda, que as equipes de Saúde da Família, a partir de pontos de Telessaúde e dos Pontos Avançados do Telessaúde, irão abordar sobre temas relacionados ao diagnóstico, planejamento e execução de ações, individuais e coletivas, atendidos na Unidade de Saúde da Família. "Em outras palavras, significa capacitar permanentemente os profissionais, mantê-los atualizados sobre as várias doenças e indicação clínica, além de fortalecer os serviços dos PSF"s à população com qualidade e com efetivas respostas às necessidades clínicas". (Ascom)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/51094/visualizar/