Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 11 de Maio de 2012 às 19:24
Por: Vanelirte Moretto

    Imprimir


A cidade de Pirenópolis, Goiás, sediou entre os dias 21 e 25 de março, o Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura (Erea) da regional centro, composta por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Triângulo Mineiro, e teve a presença de aproximadamente 800 pessoas de todo o Brasil.

De Barra do Bugres a delegação era formada por 44 acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), sendo 10 da Comissão Organizadora (Comorg).

Com o tema “Abra seu Olhar” o grupo barrabugrense apresentou um vídeo com atrações turísticas, a parte histórica e a multicultura do município. O projeto dos alunos da Unemat foi idealizado há 1 ano e demorou quatro meses para ser colocado em prática.

Como resultado do trabalho apresentado e da campanha realizada pelos acadêmicos da Unemat, o evento do ano que vem será realizado em Barra do Bugres, em data a ser definida.

De acordo com os integrantes da comissão Abel Vinicius Machado Caetano da Silva, Douglas Henrique Cecchetti de Oliveira e João Felipe Soares de Oliveira, durante a pesquisa eles descobriram riquezas históricas e naturais que não tinham ideia de existir em Barra do Bugres.

“Me chamou a atenção a história da Barra e os muitos pontos turísticos e que a maioria da população não tem conhecimento, nem eu sabia”, comentou João, que é de Barra do Bugres.

Abel, que veio de Barra do Garças para estudar no município, sempre achou interessante a Aldeia Umutina e a possibilidade de abordar esta outra cultura voltada para o estilo de arquitetura e criar novas técnicas. “É uma troca a partir do conhecimento deles do que chamamos de arquitetura vernacular”.

Já Douglas, que veio de Água Boa MT, diz que não conhecia a aldeia e tinha uma visão diferente dos índios. “Fomos muito bem recebidos por eles”, lembra Douglas, que em breve irá conhecer os quilombolas.

Os estudantes fazem questão de agradecer o apoio da Prefeitura de Barra do Bugres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, durante os trabalhos de pesquisa e ressaltam a importância da palestra da turismóloga Alessandra Ribeiro de Carvalho, que orientou o grupo sobre a apresentação do trabalho, repassou informações sobre o potencial turístico e como eventos podem contribuir para a economia de uma cidade.

“Os frutos deste encontro serão colhidos no futuro, por que eles causam muita discussão e oferecem a oportunidade de uma nova visão. Os acadêmicos que vêm para o encontro no ano que vem podem até fazer um concurso para beneficiar Barra do Bugres e melhorar ainda mais o visual da cidade”, acrescentam os acadêmicos.

Abel, Douglas e João salientam que o encontro em Barra do Bugres representa para a Unemat o reconhecimento do curso de arquitetura e principalmente servirá para mostrar que existem muitas coisas interessantes na cidade. “Quando apresentamos a cidade muitos nunca tinham ouvido falar dela, com o evento Barra será projetada em nível nacional, por que vem gente de vários lugares e vão conhecer o que existe e não é tão explorado”.

A intenção do grupo é a de abrir o olhar de quem vem de fora e principalmente de quem mora aqui. “Barra é uma cidade interessante, tem um contexto histórico muito forte, inclusive, com a passagem de Marechal Rondon”.

O grupo agora se prepara para organizar o evento de 2013 e quer interagir com a sociedade para que ela possa contribuir com sugestões.

Barra do Bugres competiu com Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para sediar o evento do ano que vem. “Foi muito gratificante ganhar de uma capital como Campo Grande”, comemora o grupo.

Integram a comissão organizadora Abel Vinicius Machado Caetano da Silva (Comorg geral), Douglas Henrique Cecchetti de Oliveira (credenciamento), João Felipe Soares de Oliveira (Comorg Infraestrutura), Jhonata Roque Pelisão (Comorg infraestrutura), Alvino Almeida e Rodolfo Martins (Comorg atividades), Carolina Ribeiro, Larissa Machado e Regis Mendonça (Comorg de comunicação) e Alexsandra Canan e Carolina Zavolski (Comorg finanças). 





Fonte: Assecom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/52206/visualizar/