Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 11 de Maio de 2012 às 13:34

    Imprimir


A população da Grande Cuiabá poderá participar mais uma vez da Campanha de Prevenção ao Glaucoma, que oferece orientação e exame médico gratuito para pessoas com mais de 35 anos.  Esta é a 9ª edição do evento, que ocorrerá em 26 de maio, no Hospital Universitário Júlio Muller, e pretende atingir pelo menos 1.000 pessoas. “Esperamos que a ação seja tão bem-sucedida quanto nos anos anteriores, quando registramos uma forte adesão social. É fundamental que a população saiba dos riscos do glaucoma, responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo por se tratar de uma doença silenciosa, sem sintomas até os estágios mais avançados”, explica o presidente da Associação Mato-grossense de Oftalmologia (AMO), Maurício Donatti.

A Campanha de Prevenção ao Glaucoma é uma iniciativa que ocorre em nível nacional, no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio). Em Mato Grosso, a ação é coordenada pela AMO, e este ano mobilizará 45 voluntários (médicos, enfermeiros e estudantes) para o atendimento à população. O evento ocorrerá das 8h às 12h, e a consulta médica contempla o exame de pressão ocular e do nervo ótico, procedimento que diagnostica a incidência ou riscos de ocorrência do glaucoma. Na ocasião, o público também receberá orientação por meio de palestras, atrações lúdicas e distribuição de material informativo.

“A gente sempre diz isso, e nunca é demais repetir. O melhor tratamento é a prevenção. As pessoas precisam fazer o exame médico periódico para descobrir se têm ou não chances de contrair o glaucoma, se estão ou não no perfil de população de risco. E, caso seja diagnosticado, é fundamental que isso ocorra na fase inicial, quando a visão ainda não foi comprometida. Por isso essa campanha é tão importante e ocorre essa mobilização nacional todos os anos, pois os doentes não apresentam sintomas, podendo perder até 60% da capacidade de enxergar sem perceber qualquer mudança”, explica Donatti.

No ano passado, 1.000 pessoas receberam atendimento médico durante a campanha, e foram registrados 69 diagnósticos com alterações na pressão ocular e no nervo ótico, o que alerta para a incidência ou riscos de se contrair o glaucoma. Na ocasião, todas as pessoas nestas condições foram orientadas a buscar atendimento na rede pública de saúde. 

ALERTA - Dados da The Glaucoma Foundation indicam que 90% dos casos de glaucoma não levariam à cegueira se diagnosticados e tratados de forma apropriada. E uma das preocupações dos médicos oftalmologistas é justamente em conscientizar a população sobre a prevenção correta. Quanto a isso, Maurício Donatti alerta para um hábito comum e perigoso da população, que é o de comprar óculos em óticas sem prévia consulta médica ou mesmo adquirir o produto direto no camelô. 

“Culturalmente parte da população ainda relaciona os problemas oculares com a necessidade de óculos, por isso dizem que vão ao ‘oculista’. No entanto, a medição do grau do olho é somente parte do exame dos olhos. Quando a pessoa vai ao médico, terá sua pressão ocular medida e o profissional irá verificar o nervo ótico, a retina, a presença ou não de catarata e de olho seco, entre outros problemas oculares que podem levar à perda da visão. Se, ao contrário, a pessoa procura uma ótica, estas avaliações não serão feitas, o que impede a descoberta de outras doenças, como o próprio glaucoma, que não tem sintomas”.

GLAUCOMA – É uma doença que danifica o nervo ótico, diminuindo gradativamente a visão periférica, como se a pessoa enxergasse por meio de um tubo, que se fecha conforme o avanço da enfermidade. O principal fator de risco é a pressão dos olhos e o nervo ótico é a parte do olho afetada pela doença. A detecção precoce na população pode prevenir a lesão do nervo e evitar a perda da visão. Outros fatores de risco são: idade acima de 40 anos, raça negra, miopia acima de seis graus, diabetes e pacientes com doenças oculares. Para saber mais sobre a doença (riscos, diagnóstico, incidência, tratamento, sintomas e outros) acesse www.abrag.com.br.

SERVIÇO:

EVENTO – 9ª Semana de Prevenção ao Glaucoma

DATA – 26 de maio (sábado)

LOCAL – Hospital Universitário Júlio Muller – Bairro Alvorada, Cuiabá-MT

HORÁRIO – 8h às 12h

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA – Graciele Leite (65) 9602-1506






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/52241/visualizar/