Repórter News - www.reporternews.com.br
Comportamento
Terça - 03 de Abril de 2012 às 08:10
Por: JARDEL PATRÍCIO ARRUDA

    Imprimir


Ilustração
Caretas, olhares de canto e indiretas ditas em voz alta. Essas são algumas das censuras que um fumante precisa enfrentar diariamente para manter um hábito pessoal. O fumante se tornou uma figura marginalizada na sociedade em decorrência do forte lobby antitabagista.

A decisão de fumar, a qual deveria ser uma prerrogativa pessoal, há muitos anos vem sendo coibida pelo Estado.

O chamado “cerco ao cigarro” tem ficado cada vez mais duro em diferentes frentes. Uma delas é atacar o bolso do consumidor. A nova alíquota de cobrança do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre o cigarro é de 41%. Desse total, aumento repassado ao consumidor flutuará próximo de 24% a partir desta semana.

Chateados com a atitude do governo, alguns fumantes dizem que serão obrigados a “diminuir para não ir a falência”, como afirmou o vendedor Anderson César Breda, 26. Por outro lado, o também fumante Maurício Mota, 23, acha que, se o governo está buscando desencorajar o uso do cigarro, o caminho seguido é o certo. “Eu vou diminuir com o aumento do preço”, comenta.

Entretanto, para o universitário Erick Bruno, 23, o aumento de preço é somente um dos problemas. Ele fala de como as pessoas costumam encará-lo com olhares estranhos mesmo quando ele está fumando em lugares abertos. “Às vezes estou no ponto de ônibus, afastado, fora da cobertura, e as pessoas ainda se sentem incomodadas”, relata.

Isso poderia ser atribuído a outra frente do “cerco ao cigarro”: a pressão social que tem transformado o tabaco em um veneno causador de uma série de doenças e redutor da expectativa de vida global.

Entretanto, essa visão pode não ser totalmente correta. Os três países onde são registrados os maiores consumos de cigarro segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Japão, Espanha e Grécia, são também os que têm os mais altos índices de expectativa de vida.

Curiosamente, esses países também não fazem parte do topo da lista da incidência de câncer de pulmão. Segundo o instituto internacional Lung Câncer, Estados Unidos, Canadá e a República Tcheca lideram o ranking mundial desse tipo cancro. Desses, apenas os EUA estão no top 10 dos países com maior número de fumantes.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/55220/visualizar/