Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 19 de Março de 2012 às 09:18
Por: Gabriela Galvão

    Imprimir


     A Auditoria-Geral do Estado está passando por transformações e em breve deve se tornar Controladoria-Geral do Estado. Na prática a mudança aumenta o controle do Governo, incorporando funções como a defesa do patrimônio público, o combate à corrupção, controle interno, auditoria e ouvidoria. Em 2010 a pasta já havia incorporado as funções de ouvidoria e corregedoria.

     Para o auditor-geral, José Alves Pereira Filho, as três macrofunções juntas permitem que o Governo tenha um órgão capaz de ouvir a sociedade, investigar os fatos e corrigir as falhas. O secretário pontuou, em visita ao RDNews na quinta (15), que a auditoria é os “olhos e os ouvidos” do Governo, como se fosse um revisor de qualidade que busca melhorias no controle interno, mas admitiu que também comete erros.

     Segundo ele, em 2011 foram auditados mais de mil trabalhos e por isso as falhas são comuns. José Alves ressaltou, contudo, que o governador Silval Barbosa (PMDB) tem cobrado diariamente que essas falhas sejam reduzidas ao máximo para que a auditoria se torne um órgão de excelência. “A intenção é trabalhar cada vez mais intensamente no sentido da prevenção e orientação, aumentando também a transparência e o controle social”.

     Outra mudança que deve ocorrer nos próximos dias, também com o intuito de aumentar a participação da sociedade e estímulo ao controle social, é a criação do telefone único do Estado para denúncias, elogios e busca de informações. O número será o 161.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/56336/visualizar/