Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 07 de Fevereiro de 2012 às 19:26
Por: Agência de Notícias da AMM

    Imprimir


Representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) se reuniram com o secretário adjunto de Desenvolvimento de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Valério Gouvêa, na tarde desta segunda-feira (06) para definir a proposta de implantação de polos de confecção em municípios de Mato Grosso.

Participaram da reunião o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga, o diretor de Implementação de Programas e de Gestão dos Fundos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco),  Cléber Ávila, além do  diretor do Instituto Mato-grossense do Algodão, Álvaro Salles, e o secretário de Agricultura de Sapezal, Fernando César Paim. A intenção é ampliar as possibilidades para que pequenas confecções possam ser criadas nos municípios atendidos pelo programa, através dessa parceria entre a Sicme, Sudeco, AMM, Governo do Estado, Instituto Mato-grossense do Algodão, Assembleia Legislativa e Sebrae.

Com foco nos municípios mais carentes, a AMM elaborou um projeto para implantação desses polos de confecções em localidades que se caracterizam pela economia estagnada ou exaurida. Esse grupo compreende 105 municípios de Mato Grosso, de acordo com uma classificação própria, elaborada pela equipe técnica da AMM.

O projeto foi elaborado com base no trabalho desenvolvido em Nortelândia, onde a prefeitura viabilizou a geração de empregos para dezenas de famílias que estavam sem renda. Através da criação de cooperativas, que também compreende a atividade têxtil, o prefeito Neurilan Fraga fomentou a retomada do crescimento econômico local.

A proposta visa o aproveitamento de uma das principais culturas agrícolas e que tem perspectiva de crescimento em Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato-grossense de Algodão, a colheita do produto deve chegar a mais de um milhão de toneladas em 2012. Apesar de todo o potencial do estado na produção, a quantidade do algodão confeccionado em Mato Grosso é de apenas 8,5%, e desse total, apenas 4% são beneficiados em tecido.

A AMM elaborou o Programa Estadual de Implantação de Polos de Confecções em Municípios de Economias Exauridas e Estagnadas, que surge como uma alternativa de exploração do potencial dos municípios, de forma sustentável.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/60094/visualizar/