Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 06 de Janeiro de 2012 às 09:03
Por: MILENA CRESTANI

    Imprimir


A vacina contra a dengue – que está sendo testada em Campo Grande – deve estar disponível para toda a população em no máximo dois anos, conforme estimativa do médico infectologista Rivaldo Venâncio, que coordena a pesquisa no Estado. Até agora 300 crianças já receberam a primeira dose e neste mês mais 200 serão imunizadas. Por enquanto, nenhuma apresentou reação ao produto e o resultado foi satisfatório em outras localidades onde os estudos estão mais adiantados.

"As crianças ainda receberão outras duas doses da vacina antes de termos o resultado final, mas já tivemos resultados positivos em outros países. Pelo que esperamos a dengue não será problema para o Brasil na Copa do Mundo de 2014", afirmou Venâncio. A vacina estará disponível para que o Ministério da Saúde forneça as doses para a população ou para venda no último trimestre de 2013 ou no máximo no começo de 2014.

As doses estão sendo aplicadas em crianças de 9 a 16 anos, que estão na faixa etária com maior incidência de casos. O Correio do Estado acompanhou a vacinação de um grupo feita no Hospital Dia, que funciona no Hospital Universitário da Capital. Todo o procedimento é acompanhado pelos pais e as crianças recebem assistência médica durante todo o período da pesquisa.

Uma equipe formada por 32 profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Prefeitura de Campo Grande está sendo responsável pela pesquisa na Capital. Os testes são custeados pela indústria farmacêutica Sanofi Pauster, responsável pela fabricação do imunizante e que está construindo uma indústria na França para a produção da nova vacina.

 

Testes

Foram selecionadas crianças e adolescentes de todas as regiões de Campo Grande para participar dos testes. Inicialmente, eles e os pais têm acesso a várias informações sobre o estudo e assinam quase 40 páginas de documentos com os esclarecimentos sobre a pesquisa. Depois, todas as crianças passam por avaliação médica para que a equipe se certifique se não estão com algum problema de saúde.

Posteriormente, é agendado um dia com a equipe e os menores são levados em um ônibus cedido pela UFMS, juntamente com os pais, para que seja aplicada a primeira dose da vacina. Em Campo Grande, os testes começaram em outubro e neste mês o último grupo está sendo imunizado. Após a injeção ser aplicada no braço eles ficam por 30 minutos em observação ainda no hospital.

Depois de liberados, os familiares ficam com contatos de toda a equipe médica e devem procurar os profissionais no caso de qualquer problema de saúde apresentado pelas crianças. "Precisamos nos certificar de que a vacina é mesmo eficaz e de que não há reação. Por isso, verificamos qualquer febre ou outro problema que a pessoa apresentar", disse o médico.

Ele informou que até agora não houve reação à vacina. As crianças e adolescentes receberão outras duas doses da vacina no prazo de seis meses a um ano. Além das doses da vacina, é aplicado placebo em alguns pacientes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/62830/visualizar/