Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 03 de Janeiro de 2012 às 21:37
Por: Reuters

    Imprimir


Um número grande de adolescentes que tomaram a vacina contra HPV (papilomavírus humano), com o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero, pensam erroneamente que já não precisam praticar sexo seguro, diz um novo estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos. Publicado na revista "Archives of Pediatric & Adolescent Medicine" (Arquivos da Medicina Pediátrica e Adolescente, em tradução literal), o texto sugere que a educação sobre vacinas e suas limitações seja revista pelos médicos e órgãos de saúde para que haja mais orientação para as garotas e suas mães.

 

 

As imunizações Gardasil, da Merck, e Cervarix, da GlaxoSmithKline, protegem contra cepas do papilomavírus humano, ou HPV, que causam câncer do colo do útero. A Gardasil também oferece proteção contra alguns tipos de vírus que causam verrugas genitais. No entanto, elas só servem enquanto prevenção e não tratamento para os vírus já existentes. E o mais importante: nenhuma delas pode evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, a gonorreia e o HIV.

 

De acordo com os pesquisadores, a maioria das garotas vacinadas estão conscientes das limitações, porém as vacinas também são recomendadas para jovens com idade entre 11 a 12 anos - o que aumentaria as chances de superestimação e possível risco de doenças sexualmente transmissíveis.

 

Junto de sua equipe, o estudioso Tanya Kowalczyk Mullins, do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, estudou 339 meninas com idade entre 13 a 21 anos que, em sua maioria, disseram ser importante a prática do sexo seguro, mesmo após receber a injeção. Entretanto, cerca de 23,6% das garotas acreditava correr menos risco de contrair doenças depois da vacinação.

 

A infecção pelo HPV é a transmissão sexual mais comum nos Estados Unidos. Estima-se que mais da metade dos adultos estarão expostos ao vírus em algum momento de suas vidas. 





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/63130/visualizar/