Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 14 de Dezembro de 2011 às 07:18

    Imprimir


Pesquisadores israelenses anunciaram nesta terça-feira (13) uma nova técnica para tratar tumores cancerosos, que consiste em implodí-los com a emissão de raios alfa, o que reduz o risco de reincidência.

Os professores Yona Keisari e Itzhak Kelson, da Universidade de Tel Aviv, estão prestes a iniciar testes clínicos com a nova técnica, que utiliza um implante fino como uma agulha que emite raios alfa de curto alcance dentro do tumor.

Ao contrário da radioterapia, que bombardeia o tumor com raios gama a partir do exterior, na nova técnica as partículas alfa "circulam dentro do tumor, propagando-se para o exterior antes de se desintegrar".

"É como uma bomba de fragmentação. No lugar de explodir em um ponto, os átomos se dispersam continuamente e emitem partículas alfa a distâncias maiores", destaca a Universidade de Tel Aviv.

O procedimento todo exige cerca de dez dias e deixa apenas pequenas quantidades de chumbo não radioativo nem tóxico. O implante, introduzido no tumor por uma agulha hipodérmica, "se desintegra de maneira inofensiva".

"Não apenas a destruição das células cancerosas é mais segura, mas na maioria dos casos o paciente desenvolve imunidade contra o reaparecimento do tumor", revela o comunicado.

Em testes feitos com ratos de laboratório, "100% dos que tiveram o tumor retirado cirurgicamente desenvolveram um novo tumor, contra 50% dos que foram submetidos ao tratamento radioativo", destaca a Universidade.

"Os pesquisadores obtiveram excelentes resultados contra vários tipos de câncer, especialmente de pulmão, pâncreas, colo, seio e cérebro".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/65580/visualizar/