Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 29 de Novembro de 2011 às 13:57
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


Três faculdades mato-grossenses que obtiveram resultados insatisfatórios na última avaliação deverão reduzir o número de vagas a serem ofertadas nos cursos de odontologia e enfermagem em Mato Grosso. De acordo com a portaria do Ministério da Educação, publicada em Diário Oficial da União que circula hoje, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACSA) atingiu faixa 2 no Conceito Preliminar de Curso (com base no último Enade) e deverá cortar cinco vagas do curso de odontologia, com isto, de 45 vagas ofertadas anuais passará para 40.

O Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), que também atingiu faixa 2 no CPC, no curso de enfermagem, deverá cortar 26 vagas. Deste modo, de 173 vagas anuais, passará para 147. Já a Faculdade de Colíder (Facider), que também atingiu faixa 2 no CPC no curso de enfermagem, terá que reduzir apenas três vagas anuais e oferecer, a partir de agora, apenas 40 vagas.

A nível nacional foram extintas 3,9 mil vagas entre os cursos de enfermagem, odontologia e farmácia. Essas graduações ficaram com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, indicador que afere a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 0 a 5.

A redução faz parte do processo de supervisão no qual as instituições passaram e que foram constatados os resultados insatisfatórios. Conforme a publicação, as instituições de ensino terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências e melhorar a qualidade da oferta. Após esse período, o MEC faz uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências.

Os cursos sob supervisão que estejam com pedidos de recredenciamento em tramitação no ministério terão os processos suspensos enquanto durar a medida cautelar. Até o final do ano, o ministério pretende suspender 50 mil vagas em graduações nas áreas da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultados insatisfatórios nas avaliações de 2009 ou 2010. Os dados do Enade 2010 foram divulgados ontem e mostram que 594 dos 4,1 mil cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

Conforme Só Noticias informou, recentemente o MEC determinou à Universidade de Cuiabá (Unic) a redução de vagas anuais ofertadas para o curso de medicina. Com a decisão, das cem vagas anuais ofertadas, a instituição poderá disponibilizar apenas 42.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/67273/visualizar/