Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 28 de Novembro de 2011 às 22:00

    Imprimir


As escolas municipais de Nova Olímpia trabalham durante todo o ano letivo com projetos pedagógicos e agora encerram com culminâncias festivas. São projetos que trabalham temas bastante variados e promovem reflexão, manifestações artísticas e muita animação.

Cada escola encontra um jeito próprio para fechar as atividades e os alunos são sempre as estrelas principais. Esse é um momento para demonstrar, por meio das artes, tudo aquilo que aprenderam após uma maratona de atividades educacionais.

Os encerramentos aconteceram no Centro de Educação Infantil ‘Euzébio Justino de Camargo’ no dia 24 e nas escolas 13 de Maio e Sagrado Coração de Jesus, no dia 25. Na creche Municipal ‘Aparecida Portilho Bento de Azevedo’ e na escola Renê Barbour, o projeto terá seu encerramento no próximo dia 02.

Na Escola de Educação Infantil ‘Euzébio Justino de Camargo’ foi trabalhado o Projeto Musicalização com vistas a contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e lingüístico. “A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico do prazer de ouvir a música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribui para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, explicou a diretora da escola, professora Edna Claudia.

Já a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus desenvolveu o projeto  “Lendo, Escrevendo e Construindo Caminhos”, com vistas a despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo lingüístico da criança e o seu conhecimento quanto à leitura e a escrita, bem como explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores. “O projeto leva em conta que a leitura pode ser fonte de prazer, lazer e entretenimento. Foi nessa perspectiva que ele foi desenvolvido na Escola Sagrado Coração de Jesus, dando oportunidade ao aluno de conhecer autores, suas obras, de descobrirem o sentido que as imagens podem revelar e também de produzirem seus próprios textos”, disse o diretor Valdeci Gomes.

A Escola 13 de Maio trabalhou o projeto ‘Leitura: Aprendizagem, Compreensão, Construção e Cidadania’, com ênfase no folclore enfocando as cinco regiões brasileiras com suas culturas e culinária, a modalidade esportiva do Futsal, enfoque às datas comemorativas e no encerramento com o Soletrando envolvendo as 30 salas de aula. Conforme informou o diretor Antonio Veras, na culminância, houve uma primeira fase com a competição nas salas e na segunda, os campeões da primeira representaram suas salas na fase de grupos. Nas fases de salas, campeão e vice foram premiados com troféus e medalhas. Na fase de grupos, os campeões receberam troféus e prêmios e os vices receberam medalhas e prêmios. E ainda, foi sorteada uma bicicleta para os 30 alunos participantes. Esse prêmio foi doado pela secretária de Educação Maria Aparecida Cassate de Carvalho.

Sobre os projetos, a secretária de Educação observa que a participação de professores e alunos foi bastante valiosa para o sucesso do trabalho. “Por meio de projetos é possível desenvolver os conteúdos programáticos de forma mais contextualizada e interdisciplinar”, defende a secretária.

 

*CAMPEÕES DO SOLETRANDO DA ESCOLA 13 DE MAIO*

1º Ano – Lilia Grazielly Correia da Silva (campeã) e Paola Danielly dos Santos Lara (vice).

2º Ano – Eduarda Santos Paulino da Silva (campeã) e João Emílio do Bomfim Dias (vice).

3º Ano – Kaowan Pereira Gomes dos Santos (campeão) e Yasmim Aparecida Sobrinho Nunes (vice).

4º Ano – Fabiola Saores Pereira da Silva (campeã) e Anne Laura Ilário da Cruz (vice).

5º Ano – Karla de Lemos batista Santos (campeã) e Luan Santos Jesus Figueredo (vice).

6º Ano – Kaowany Pereira Gomes dos Santos (campeã) e Wellingta da Silva Lima (vice).

Ganhador da bicicleta: Rodrigo Quinhones Veiga Durais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/67360/visualizar/