Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 23 de Novembro de 2011 às 08:27
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


As más notas obtidas nos cursos de medicina ofertados por diversas instituições de ensino superior no Brasil são consequências das aberturas "indiscriminadas" de novos cursos pelo país, conforme expôs o Conselho Federal de Medicina, considerando, ainda, que o nível do ensino médico nacional é preocupante.

Os apontamentos foram feitos pelo conselho após o Ministério da Educação destacar várias instituições de ensino superior com notas insatisfatórias (entre 1 e 2) ao ser analisado o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2010 e, decretar a redução na oferta de vagas do referido curso para pelo menos 16 universidades (Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão).

De acordo com o conselho, os resultados apontados pelo Mec em relação ao Conceito Premiliar de Cursos geram preocupação com a formação dos médicos, a nível nacional. De 141 instituições avaliadas, pelo menos 23 tiveram notas 1 ou 2. "É preocupante o número de escolas médicas que alcançaram notas ruins. Também é lamentável que nenhuma delas tenha obtido nota suficiente para ser classificada na faixa máxima (nota 5)", descreve nota.

A Universidade de Cuiabá (UNIC), conforme Só Notícias informou, registrou nota 2 no Conceito Preliminar de Curso, obtido com base no Enade 2010, e recebeu determinação do MEC em reduzir a oferta de 100 vagas anuais para 42, a partir do próximo ano. Em nota, a assessoria de imprensa da instituição declarou que cumprirá a determinação e buscará a conscientização dos acadêmicos "sobre a importância de participar da prova com comprometimento". Além da Unic, apenas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, oferta medicina no Estado. No Enade do ano passado, o CPC atingiu a faixa 4 na instituição federal.

O conselho aponta ainda "prevalência de interesses econômicos e políticos sobre a preocupação legítima com qualidade da formação de futuros médicos". Isto porque, conforme o CFM, de 2000 a 2010, o número de escolas médicas pulou de 100 para 181. Das que entraram em funcionamento, 72,5% (58 escolas) são privadas e visam o lucro e, mesmo coma multiplicação das instituições, não houve a solução em relação a ausência de profissionais em locais desassistidos e "sequer melhorou a qualidade daqueles ali formados".

Até o final do ano, conforme Só Notícias informou, o ministério pretende suspender 50 mil vagas em graduações nas áreas da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultados insatisfatórios nas avaliações de 2009 ou 2010. Os dados do Enade 2010 foram divulgados ontem e mostram que 594 dos 4,1 mil cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/68063/visualizar/