Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 17 de Novembro de 2011 às 19:06

    Imprimir


A Unicamp ficou em primeiro lugar entre as universidades públicas. Foto: Antoninho Perri/Unicamp/Divulgação


A Unicamp ficou em primeiro lugar entre as universidades públicas. (Foto: Antoninho Perri/Unicamp/Divulgação)



Segundo o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade do ensino superior no País, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em primeiro lugar entre as universidades públicas. O desempenho de todas as instituições de ensino superior foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Com conceito cinco, o mais alto da avaliação, a Unicamp ficou com uma nota de 4,56 pontos. Em segundo lugar aparece a Universidade Federal de Lavras (Ufla), com nota 4,31, seguida da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Todas elas receberam o conceito cinco.

Essa foi a primeira vez que a Unicamp recebeu nota na avaliação, já que até o ano anterior a instituição não participava do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), um dos requisitos para compor o IGC. Além do Enade, o MEC leva em conta a infraestrutura e a qualidade do corpo docente.

Além da avaliação do MEC, a Unicamp figura entre as melhores universidades do mundo em rankings internacionais como o QS e Times Higher Education. A melhor colocada nestas avaliações, a Universidade de São Paulo (USP), não participa do Enade e, portanto, não recebeu nota do MEC.

Na classificação geral, a melhor colocada no indicador é a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro, com 4,89 pontos. Em último lugar ficou a Escola de Múscia e Belas Artes do Paraná (Embap), com 0,57 pontos e conceito um, o mais baixo da avaliação.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/68705/visualizar/