Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 17 de Novembro de 2011 às 13:50

    Imprimir


Mato Grosso é um dos poucos Estados que possuem Plano Estadual de Educação (PEE) e, de acordo com a legislação, deve ser avaliado a cada três anos. Com este objetivo, ocorre, até amanhã (18), a I Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso (Conapee/MT), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O evento teve início na noite de terça-feira (15) e pauta diversas questões educacionais, apontadas pelas etapas municipais e regionais, e sistematizados pelo Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso (FEE-MT). Na solenidade de abertura da Conferência, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, abordou os problemas gerados pela falta de valorização profissional dos trabalhadores da educação.

Segundo o secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, a avaliação do PEE pretende redefinir as políticas públicas que constam no Plano aprovado em 2008. O evento debate questões como o investimento na Educação, por meio de políticas fiscais; a demanda escolar e a valorização dos trabalhadores da educação. Pontos que, de acordo com Henrique Lopes, não são colocados em prática pelo governo do Estado.

O sindicalista, que também integra a comissão executiva da Conapee, enfatizou a disparidade salarial existente entre Estado e municípios. “Quando comparamos os salários dos trabalhadores da educação da rede municipal com os do Estado, percebemos o abismo salarial que existe entre eles. Alguns recebem até 40% a menos”, descreve.

Ao final da conferência, será elaborado um novo texto do PEE, conforme as avaliações deliberadas pela plenária. O documento será encaminhado para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para aprovação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/68746/visualizar/