Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Novembro de 2011 às 17:55

    Imprimir


O contingente de portadores de diabetes no mundo poderá ultrapassar 552 milhões de pessoas no mundo até 2030, aponta a Federação Internacional de Diabetes.

O órgão apresentou relatório ontem, com base em fatores como envelhecimento da população e mudanças demográficas, para marcar o Dia Mundial do Diabetes.

Na estimativa foram incluídos os dois tipos de diabetes, assim como casos não diagnosticados, mas a projeção é "conservadora", diz a federação, porque os números não contabilizam o impacto do aumento da obesidade.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), há 346 milhões de diabéticos no mundo. A maioria das mortes (80%) ocorre em países em desenvolvimento.

O diabetes tipo 2, que atinge pessoas de meia idade e está relacionado ao ganho de peso e à vida sedentária, predomina entre os doentes.

No Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas, e 3 milhões não sabem que têm a doença.

Embora muitos brasileiros conheçam gente com a doença, parte deles não sabe evitá-la. "Muitos têm contato, mas não conseguem ajudar. E ficam incapazes de se prevenir", diz o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter Minicucci.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/68956/visualizar/