Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 11 de Novembro de 2011 às 13:01

    Imprimir


Com oferta de minicursos, mesas-redondas e palestra Unemat em Cáceres realiza até 11 de novembro a 9ª edição da Semana da Biologia. Neste ano o eixo temático do evento gera em torno da Biodiversidade e Conservação com enfoque para os biomas Pantanal, Cerrado e Floresta.

Neste cinco dias de realização da semana, os cerca de 250 participantes entre professores das redes públicas e privada de ensino, acadêmicos estarão discutindo juntamente com pesquisadores da Unemat, Embrapa- Pantanal e representantes de instituições governamentais e do terceiro setor os impactos e as formas e ações para a conservação da biodiversidade.

Entre as novidades trazidas pela 9ª edição está o retorno dos espaços de apresentação de trabalhos, uma forma de oportunizar a socialização de conhecimentos produzidos no meio acadêmico e no cotidiano do Ensino em Ciências Biológica. Serão em torno de 30 trabalhos apresentados por acadêmicos e profissionais do ensino.

A coordenadora geral do evento, professora mestre Alessandra A. E. Tavares Morini explica que uma das características marcantes nesta nona edição está sendo o envolvimento dos alunos egressos na programação e organização do evento. A coordenadora explica que na noite de sexta-feira (11.11), será realizada uma rodada de conversas entre acadêmicos e ex--alunos do curso que estarão discutindo a inserção no mercado de trabalho e as várias frentes de atuação do profissional da área. "É uma forma dos acadêmicos conhecerem e se espelharem nas experiências e conquistas desses profissionais formados pela Unemat".

Nesta quinta-feira (10-11) a partir das 19h30, no auditório Edival Reis serão ofertadas as palestras Ecologia e Diversidade de Invertebrados Aquáticos em áreas alagáveis com a professora doutora Cristina Márcia M. Butakka , do Celbe-Unemat, e "Inovações Tecnológicas nas universidades" tema que será apresentado pelo professor doutor Tadeu Miranda - Direitor do Núcleo de Inovação Tecnológica.

Já na sexta-feira (11-11) a mesa-redonda Etnoconhecimento será composta pelos professores doutores da Unemat, Francisco Rabelo Júnior e Maria Antônia Carniello e pelo biólogo Fernando Francisco Xavier, que representa a Regional do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e comunidades Tradicionais do ICMBio.

Também foram temas de discussão na semana, "O impacto das PHC"S na conservação da biodiversidade" que foi apresentada pela pesquisadora da Embrapa-Pantanal Débora Fernandes Calheiros; "As políticas públicas para conservação da biodiversidade", tema discutido pelas professoras doutora Solange Ikeda Castrillon, da Unemat, Marcelo Andrade, que é analista da ICMBio- MT; " Biologia Molecular aplicada a conservação da biodiversidade",palestra apresentada pelo analista ambiental Daniel Kantek, do ICMBio.; Plantas Medicinais: conhecimento e conservação apresentada pelo professor doutor da Unemat Arno Rieder e, "Conservação da Biodiversidade de Mato Grosso", tema discutido pela professora doutora Carolina Joana da Silva, também da Unemat.

O evento é uma realização do Departamento de Biologia da Unemat- Campus Universitário "Jane Vanini" , com o apoio da Coordenação Regional da Unemat -Campus de Cáceres e das pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação(PRPPG), de Ensino e Graduação (Proeg) e de Extensão e Cultura(Proec).

Também são apoiadores do evento Embrapa Pantanal, ICMBio - MMA e representantes do comércio local.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/69363/visualizar/